Petrobras (PETR4) recebe certificação internacional de uso de 100% da energia elétrica com fontes renováveis

A Petrobras (PETR4) informou, por meio de nota, que obteve certificação internacional que confirma que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações industriais e administrativas no Brasil é proveniente de fontes renováveis.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-20.jpg

De acordo com a estatal, essa certificação, conhecida como certificação I-REC (Renewable Energy Certificate), garante que a energia elétrica adquirida pela Petrobras de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis, como energia hidrelétrica, eólica ou solar.

O objetivo da iniciativa da empresa é neutralizar as emissões do chamado “escopo 2”, que se refere às emissões associadas ao consumo de energia adquirida de um fornecedor externo, conforme definido pela indústria global. Essa prática foi incorporada pela Petrobras (PETR4) a partir de 2022. Os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras, como AES Brasil (AESB3), CPFL Soluções e Cemig (CMIG4).

Além disso, a Petrobras também consome energia elétrica gerada em suas próprias instalações, como plataformas e refinarias. Nesse caso, as emissões de gases de efeito estufa decorrentes da geração são consideradas “escopo 1”, ou seja, emissões diretas resultantes das operações da própria empresa.

Neutralização das emissões do escopo 2 da Petrobras (PETR4)

Na nota, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, destacou que a neutralização das emissões do escopo 2 representa um marco importante na jornada de transição energética da empresa. Ele ressaltou o compromisso da Petrobras em liderar a transição energética no Brasil em parceria com fornecedores e em sintonia com as demandas da sociedade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse Prates.

A certificação I-REC é reconhecida internacionalmente e comprova que a energia utilizada por um consumidor específico é de origem renovável, como hidrelétrica, eólica ou solar. Os certificados são de propriedade das empresas geradoras de energia e podem ser comercializados com os consumidores interessados em garantir a origem renovável da energia adquirida.

“A aquisição dos certificados está alinhada à nossa ambição de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050 e reforça o nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura e para a geração de renováveis no Brasil”, afirma o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, na mesma nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião