Petrobras (PETR4) avança em negociações para renovar acordo de trabalho

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) comunicou nesta sexta-feira (28) que a Petrobras (PETR4) avançou em negociações com sindicatos em relação ao acordo coletivo de trabalho da categoria 2020-2022.

A FUP, associação que reúne diversos sindicatos filiados, relatou que decidiu recomendar aos funcionários a aprovação da mais recente oferta realizada pela Petrobras, que prevê a manutenção por dois anos das atuais condições vigentes.

O acordo determina que a companhia estatal se compromete a não fazer demissões sem justa causa no período entre os anos de 2020 e 2020 e mantém a previsão de reajuste zero neste ano, ao passo que em 2021 o reajuste será de 100% atrelado à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, a associação dos petroleiros ainda informou que o acordo prevê a criação de um grupo de trabalho para acompanhar a implementação do teletrabalho nas companhias do sistema da Petrobras. Ainda há negociações relativas à assistência média, benefício-farmácia e vale-refeição, segundo entidade.

As assembleias de funcionários para a deliberação sobre a proposta serão realizadas entre os dias de 31 de agosto e 13 de setembro, informou a FUP.

Melhor opção seria fechar acordo com Petrobras, diz FUP

Na avaliação da representante da maior parte dos empregados da empresa estatal, ao examinar a última contraproposta da petroleira frente à crise e às condições trabalhistas impostas pela nova legislação, a melhor opção seria fechar negócio com a companhia.

“Sabíamos que as negociações com a atual gestão da Petrobras seriam difíceis, não apenas pela dificuldade de mobilizar nossos trabalhadores e nossas trabalhadoras por causa da covid-19, mas pelo próprio contexto político e econômico do País”, afirmou o coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, em comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião