Petrobras (PETR4) sofre com baixo estoque, diz Castello Branco

O presidente da Petrobras (PETR4), Roberto Castello Branco, afirmou nesta segunda-feira (1) que a empresa tem estoques de petróleo abaixo do planejado no momento graças ao aumento nas exportações durante meses anteriores.

Segundo o presidente, que participou de um evento online da FGV Energia, a Petrobras foi pega de surpresa pois foram obrigados a armazenar uma maior quantidade do produto devido a greve dos petroleiros.

Além disso, era pensado que a crise causada pelo coronavírus (covid-19) só aumentaria o estoque. Porém, o aumento nas exportações de bunker (combustível marítimo) fez com que grande parte do que estava estocado fosse vendido rapidamente.

De acordo com o presidente, devido ao fortalecimento da Petrobras nas áreas de logística e marketing externo, foi possível que, no mês de abril, as exportações chegassem à níveis recordes, de um milhão de barris por dia. Para aumentar o estoque novamente, executivos da companhia acreditam que deverão reter a venda do produto no futuro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Petrobras pede mudanças no ambiente regulatório

Durante o evento, Roberto Castello Branco explicou que o Brasil tem um grande potencial para o seu desenvolvimento na indústria de óleo e gás, porém muitos problemas ainda estão presentes no país. Os principais desafios seriam:

  • Regime de partilha de exploração e produção;
  • Regras “muito rígidas” estabelecidas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP);
  • Tributação excessiva no setor;

O evento online foi marcado pela defesa de uma economia mais livre e menos tributada. Executivos da Petrobras deixaram claro que se basear unicamente nas qualidades naturais da nação não seriam o bastante para trazer investimentos para o Brasil e fazer dele um país mais atrativo.

Consequentemente, a Petrobras entende que modificações na forma como se tributa e como se regula a competição no mercado de óleo e gás são de extrema necessidade. Tornar o ambiente institucional mais amigável aos investidores deve ser o objetivo principal.

Veja também: Petrobras (PETR4) dá início a fase não-vinculante na Bacia de Camamu

Entre outros pontos, Castello Branco destacou que a Petrobras e o mercado sofrem com o regime de partilha que, segundo ele, incentiva empresas à inflacionarem seus custos com o objetivo de diminuir a tributação. O resultado de tal medida é a ineficiência no mercado nacional e nas empresas.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião