Pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caem 9 mil na semana, a 376 mil

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos caiu 9 mil na semana encerrada em 5 de junho, a 376 mil, segundo dados com ajustes sazonais publicados nesta quinta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho americano. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal, no entanto, previam queda maior, a 370 mil solicitações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O total de pedidos de auxílio-desemprego da semana anterior não sofreu revisão e permaneceu em 385 mil. Já o número de pedidos continuados teve queda de 258 mil na semana encerrada em 29 de maio, a 3,499 milhões. Esse indicador é divulgado com uma semana de atraso.

Inflação nos Estados Unidos chega a 5% em 12 meses, maior desde 2008

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos atingiu 0,6% em maio em comparação a abril, segundo informações do Departamento do Trabalho nesta quinta-feira (10). A inflação acumula 5% na base anual, a maior desde 2008, quando o país passava pela crise do subprime.

A expectativa era de alta de 0,4% na comparação com abril e de 4,7% frente maio de 2020, segundo dados compilados pela Refinitiv. O núcleo do indicador da inflação, que exclui os voláteis preços de alimentos e energia, avançou 0,7% na comparação mensal de maio, também superando a mediana das projeções, de acréscimo de 0,5%.

A alta nos preços reflete a sólida demanda dos consumidores, impulsionada pela ampla vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19), reabertura comercial, trilhões de dólares nas medidas de alívio à pandemia e ampla economia doméstica.

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 6,4% a uma taxa anual ajustada sazonalmente no primeiro trimestre. Segundo o The Wall Street Journal, a economia crescerá a uma taxa anual de 8,1% no segundo trimestre. Caso aconteça, esse será o melhor início de ano desde 1980.

“O índice veio, de fato, mais forte que o esperado, porém sua composição merece destaque”, comenta Felipe Sichel, estrategista-chefe do modalmais. “Bens continuam acelerando ainda pelo descasamento de oferta e demanda da reabertura da economia, enquanto a alta de serviços se deve principalmente a transportes.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião