Pátria Investimentos compra rede varejista Avenida Supermercados

A Pátria Investimentos, gestora controlada pela holding SMR, anunciou a aquisição da rede Avenida Supermercados, formada por 21 lojas no interior de São Paulo, em maio. A varejista teve R$ 800 milhões em faturamento em 2021, de acordo com a apuração do Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/05/6cd60e56-banner-home-3.jpg

Segundo o jornal, o negócio foi encaminhado para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) há algumas semanas.

A compra da rede varejista já é a nona da Pátria Investimentos no setor em pouco mais de um ano. A movimentação se deve à estratégia de desenvolver um fundo com estrutura de ativos, parte gerida por executivos do mercado e ligados ao fundo, no setor de varejo, atacado e distribuição de alimentos, informa o Valor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A Casa Avenida, controladora da Avenida Supermercados, é uma das 20 maiores varejistas de alimentos no estado de São Paulo, com atuação em 12 municípios.

A operação envolveu a Casa Avenida Transportes, que presta serviços de transporte rodoviário de cargas exclusivamente para a varejista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

A transação acelera o plano de crescimento da gestora de private equity em São Paulo. A expectativa é de que o Cade não imponha “remédios” ao fundo.

A Pátria já controlava a cadeia Boa Supermercados, de Jundiaí (SP), com 13 lojas. Outro negócio pertencente à gestora é a rede Superpão, de Guarapuava, Santa Catarina, com 30 lojas, assim como os Supermercados Germânia, de São Bento do Sul (SC), com seis pontos, e a Tiscoski Distribuidora, em Forquilhinha (SC).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Outras aquisições feitas desde 2021 incluem a Oniz Distribuidora e a CD Sul Logística, também na região Sul, a JR Atacadista e Comércio de Produtos de Higiene, do Maranhão, e a Santa Rosa Comércio Atacadista, ligada ao grupo dono do Boa Supermercados, do interior de São Paulo.

O faturamento bruto da Avenida, Irmãos Boa, Germânia e Superpão levam a um negócio de varejo com vendas brutas anuais de cerca de R$ 3 bilhões. Isso coloca a Pátria Investimentos mais próximo da 20ª posição do ranking anual de supermercados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião