Páscoa de 2019 deve ter alta nas vendas, diz presidente de associação

A Páscoa, que neste ano cai em 21 de abril, deve ter um aumento de vendas no setor de chocolate. O crescimento da produção do ano passado e a melhora no cenário econômico contribuem para o cenário positivo.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), Ubiracy Fonseca, ouvido pelo G1, diz estar confiante. “O mercado de chocolate volta a ganhar penetração nos lares brasileiros com maior consumo de ovos de Páscoa e de produtos regulares. A indústria tem amplo portfólio que agrada a todos os perfis brasileiros”, afirma.

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Segundo Fonseca, em 2018 foram produzidas mais de 11 mil toneladas de ovos e produtos de Páscoa. Trata-se de uma alta de 26% em relação a 2017, quando foram produzidas 9 mil toneladas. Ele diz que o setor de chocolate “está otimista para 2019 com a produção para a Páscoa a todo o vapor”. Como as empresas ainda estão fabricando seus produtos, não é possível ter uma estimativa mais exata de quanto será a produção em 2019.

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A produção na Páscoa entre 2015 e 2019

  • 2015: 19,7 mil toneladas de chocolate
  • 2016: 14,3 mil toneladas de chocolate
  • 2017: 9 mil toneladas de chocolate
  • 2018: 11 mil toneladas de chocolate

O ano de 2017 foi o pior de todos, quando a produção viu despencar das 19,7 mil toneladas dois anos antes para 9 mil toneladas, menos da metade daquela quantidade. “A situação era pior em 2017. No ano passado a inflação estava controlada, o PIB voltou a crescer, a situação era menos complicada”, afirma o presidente.

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Para ele, a Páscoa é uma época de muita tradição no País e o consumo acontece naturalmente, uma vez que as condições econômicas voltem à normalidade. “Estou otimista em relação à Páscoa de 2019 também por causa do aumento das vendas de panetone no Natal. As fabricantes ficam satisfeitas porque houve um aumento significativo em relação ao ano anterior”, diz Fonseca.

Guilherme Caetano

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