AGENDA

Para neutralizar emissões: Bradesco (BBDC4) e Ambipar (AMBP3) querem ‘descarbonizar’ os clientes

Para neutralizar emissões: Bradesco (BBDC4) e Ambipar (AMBP3) querem ‘descarbonizar’ os clientes
Sustentabilidade. Foto: Pixabay

A Ambipar (AMBP3) e o Banco Bradesco (BBDC4) fecharam uma parceria para disponibilizar aos clientes a possibilidade de neutralização das próprias emissões de carbono.

Por meio de uma funcionalidade no aplicativo do Bradesco, os clientes do banco vão poder simular o impacto de suas atividades diárias na emissão de carbono na atmosfera e optar pela compensação desses poluentes.

Segundo comunicado ao mercado da Ambipar, o simulador irá considerar os padrões de consumo de energia do cliente, meios de deslocamento e transporte, uso de gás e internet ao longo de um mês.

“A metodologia utilizada tem o GHG Protocol como base, uma das principais ferramentas para a identificação e cálculo de emissões de gases de efeito estufa no mundo”, diz o documento.

Ao final da jornada no aplicativo do Bradesco, o cliente consegue visualizar qual a sua “pegada de carbono”, ou seja, quanto CO2 está emitindo na atmosfera. Se desejar neutralizar suas emissões, o simulador já calcula o valor equivalente à cota correspondente ao crédito de carbono.

Crédito de descarbonização: entenda o que é e como funciona o CBIO

“Os recursos serão destinados inicialmente a projetos de conservação de biomas brasileiros com selo REDD+, a principal certificação de projetos florestais e biodiversidade”, afirma a Ambipar.

Os projetos atuais da REDD+ possuem capacidade de sequestrar da atmosfera mais de 3 milhões de toneladas de CO2, por meio da preservação de mais de 1,7 milhão de hectares de floresta nativa.

O cliente receberá um certificado referente à baixa dos créditos adquiridos. Também poderá atestar a aposentadoria desses créditos na plataforma internacional de registro de créditos de carbono, a Verra.

O Bradesco e Ambipar já neutralizam 100% das emissões de gases do efeito estufa decorrentes das suas atividades operacionais, segundo a empresa de gestão de resíduos.

Cotação do Bradesco e Ambipar nesta quarta (17)

Às 16h50 desta quarta, a cotação do Bradesco operava em alta de 0,87%, com as ações BBDC4 valendo R$ 20,84. Os papéis da Ambipar caíam 2,82%, cotados a R$ 43,83.

Monique Lima

Compartilhe sua opinião

Comece 2022 investindo nos melhores Fundos Imobiliários

Baixar agora!