Pão de Açúcar (PCAR3) tem prejuízo de R$ 38 milhões no 3T21 com alta da inflação

O Grupo Pão de Açúcar – GPA (PCAR3) registrou um prejuízo de R$ 38 milhões no terceiro trimestre deste ano, revertendo o lucro de R$ 428 milhões apurado no mesmo período de 2020.

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O balanço do terceiro trimestre do Grupo Pão de Açúcar foi divulgado nesta quarta-feira (3), após o fechamento do mercado. No período, o prejuízo da companhia atribuído aos controladores ficou em R$ 88 milhões, ante um resultado negativo de R$ 66 milhões apurado um ano antes.

Entre julho e setembro desse ano, a receita líquida da companhia somou R$ 12,084 bilhões, uma leve alta de 0,2% em relação ao mesmo período em 2020.

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O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação, na sigla em inglês) ficou em R$ 633 milhões, ante 923 milhões apurado ao final do terceiro trimestre de 2020, um recuo de 31,4%.

A margem Ebitda ajustada ao final de setembro ficou em 6,6%, o que representa uma queda de 1,2 ponto percentual em comparação com a margem de 7,8% alcançada no terceiro trimestre de 2020.

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Segundo a companhia, “a margem EBITDA Ajustada Consolidada teve uma redução no trimestre de 1,2p.p vs 3T20, que se concentra no lucro bruto devido ao maior investimento em preço na operação brasileira por causa da deterioração do cenário macroeconômico com alto nível de inflação e desemprego.”

Vendas do Grupo Pão de açúcar no 3T21

“A despeito dos desafios impostos pelo cenário macro, com a deterioração da renda da população e a pressão inflacionária, que têm exigido de todo o setor muita adaptação e cautela, as vendas de alimentos ainda demonstram resiliência, o que nos permitiu registrar um crescimento de 8,4% no SSS contra o 3T19 (ex-hipermercadose drogarias), reflexo da consistência da operação dos demais formatos”, disse o CEO da companhia Jorge Faiçal.

A receita líquida de vendas consolidada do grupo somou R$ 12,1 bilhões no trimestre encerrado em setembro, em linha com o mesmo trimestre de 2020, mas um avanço de 11,1% em relação a 2019.

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O balanço ainda aponta que “O GPA Brasi l(ex-hipermercadose drogarias) apresentou um incremento de 8,4% vs 3T19 em suas vendas mesmas lojas e uma venda estável na comparação com o 3T20 refletindo a consistência na operação dos demais formatos.”

Além disso, o GPA Brasil registrou recorde de vendas online alimentar de R$ 475 milhões, com crescimento de 46% em comparação com o penúltimo trimestre de 2020.

No trimestre finalizado em setembro, a penetração de vendas online foi para 9,3% ante 6,3% apurado um ano antes. Segundo o balanço, a penetração de de vendas na bandeira Pão de Açúcar é de em média 15%, atingindo picos de 20% ao longo do trimestre.

Cotação de PCAR3

A ação do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) encerrou o pregão de hoje em queda de 4,32%, valendo R$ 24,80, antes da divulgação dos resultados.

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Laura Moutinho

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