Países emergentes produzem bilionários mais rápido que desenvolvidos: desafios ainda são grandes

Países emergentes estão produzindo pessoas bilionárias mais rápido que os países desenvolvidos, segundo um relatório lançado pelo banco suíço UBS.

De acordo com a instituição, a população de bilionários nos países em desenvolvimento teve um acréscimo de 14 vezes entre 2000 e 2017. Já nas potências desenvolvidas o crescimento foi de três vezes, apenas.

Em outro estudo da UBS, co a consultoria PwC, estima que o continente asiático vai superar o volume de riqueza total de bilionários dos Estados Unidos em quatro anos.

A China, vem ajudando a ásia a criar um novo bilionário a cada dois dias, com o avanço de suas empresas.

O volume de negociações de ações em mercados emergentes teve um aumento de dez vezes, afirma o diretor de investimento de mercados emergentes do UBS, Jorge Mariscal. Em contrapartida, os mercados desenvolvidos retraíram cerca de três vezes.

O relatório aponta que porblemas ligados a inflação, que caracterizam economias emergentes, são “coisas passadas” e que muitos destes países se preparam através de reservas cambiais.

Mariscal destaca qye o ano não tem sido fácil para os países emergentes, já que enfrentam tensões comerciais entre os EU, seus parceiros e o aumento de juros norte-americanos.

Além disso, as incertezas do cenário global em que “movimentos anti-estabelishment e antiglobalização colorem corridas eleitorais pelo mundo” tem afetado a relação de desenvolvimento.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião