Avanço do WhatsApp Pay é negativo para rating de bancos, diz Moody’s

A agência de classificação de risco Moody’s vê o avanço da solução de pagamentos do WhatsApp, que pertence ao Facebook (FBOK34), como negativo para o rating dos bancos brasileiros. Com a autorização para o envio e recebimento de dinheiro por meio do aplicativo de mensagens, a visão da classificadora é a de que outros serviços financeiros podem vir a reboque.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

“A nova plataforma também permitirá que o Facebook monitore as transferências de dinheiro ao longo do tempo, provavelmente dando à big tech a oportunidade de alavancar outros serviços financeiros além dos pagamentos”, diz a Moody’s sobre a nova modalidade do WhatsApp em comentário ao mercado.

Essa estratégia, de acordo com a agência, pode acelerar com a implementação do open banking, que permitirá o compartilhamento de informações de clientes entre agentes do sistema financeiro, no Brasil este ano.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A disrupção digital adicional para os bancos brasileiros causada pela expansão do Facebook também seria negativa para o rating”, acrescenta a Moody’s.

A solução de pagamentos do WhatsApp foi relançada no País na terça-feira, 4, após o BC autorizar a big tech há cerca de um mês, após nove meses de suspensão por parte do regulador.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Os usuários podem transferir até R$ 1 mil por operação, em um total de 20 envios por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. O limite poderá ser menor, a depender de cada banco.

De três emissores, a solução de pagamentos do WhatsApp foi relançada com um apoio mais robusto, com a adesão de nove instituições financeiras: Banco do Brasil, Inter, Bradesco, next Itaú, Mercado Pago, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, além das bandeiras internacionais Visa e Mastercard, e a Cielo, como a maquininha oficial.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião