Paes anuncia criptomoeda do Rio e desconto para quem pagar IPTU com Bitcoin

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta quinta-feira (13) que a prefeitura pretende investir parte do Tesouro em criptomoeda. A declaração foi feita durante o Rio Innovation Week, evento que reúne diversas empresas, startups e agentes do setor público para discutir inovação, tendências e tecnologias para o futuro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A gente vai lançar o Cripto Rio e aplicar 1% do Tesouro em criptomoeda”, disse Paes em uma palestra sobre transformar cidades em polos tecnológicos. O político publicou nesta sexta-feira um decreto estabelecendo um grupo de trabalho para o tema.

O prefeito participou da palestra junto com o prefeito de Miami, Francis Suarez, que criou sua própria criptomoeda para a cidade, a Miamicon. O político do partido Republicano disse que os investimentos feitos no segmento de criptoativos atraíram diversas empresas do Vale do Silício.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Criamos um tsunami de oportunidades. Muitas cidades dos Estados Unidos estavam aumentando impostos e nós baixamos. Entendemos que podíamos estar na vanguarda da inovação e convidamos os criadores para cá”, disse Suarez em videoconferência.

Durante a palestra, o Portomara Valley foi usado como um exemplo. Trata-se da área do Porto Maravilha que concede isenção fiscal para empresas do setor de tecnologia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Prefeitura estuda conceder desconto a quem pagar impostos com criptomoedas

Segundo informações do jornal O Globo, o prefeito do Rio não pretende limitar o recurso apenas a empresas. A prefeitura avalia dar descontos descontos em impostos, caso os contribuintes paguem com Bitcoins. “Vamos estudar o arcabouço jurídico para que a gente possa fazer isso”, disse o secretário da Fazenda, Pedro Paulo, ao jornal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Estamos estudando a possibilidade de quitar impostos com desconto adicional se forem pagos com Bitcoins. Você pega o desconto da cota única de 7% (do IPTU) e vira 10% se pagar em Bitcoin”, afirmou Paulo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Chicão Bulhões, disse ao Globo que o Rio vai ser uma cidade pioneira nesse assunto, principalmente no que diz respeito a investimento do Tesouro em criptomoeda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião