OpenAI: dona do ChatGPT demite CEO Sam Altman; Veja os motivos e quem vai ser o substituto

A empresa dona do ChatGPT, OpenAI, anunciou a demissão de Sam Altman do cargo de CEO e membro do conselho de administração da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O comunicado da OpenAI, emitido nesta sexta-feira (17), alega que Altman não era “consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho e a política de IA, prejudicando sua capacidade de exercer as suas responsabilidades”.

A partir dessa percepção do conselho sobre o até então CEO da OpenAI, a empresa destaca em seu comunicado que houve perda de confiança sobre Altman para que ele pudesse continuar no cargo. “O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI”, diz a nota.

Apesar de destacarem os principais motivos que levaram à demissão do executivo, e afirmarem que a liderança da empresa tinha que ser renovada, os diretores do conselho de administração fizeram agradecimentos a Altman pelas contribuições oferecidas até aquele momento, sobretudo no processo de fundação da OpenAI.

Quem será o novo CEO da OpenAI?

Em seu lugar, a nova diretora-executiva da OpenAI será Mira Murati, pelo menos de forma interina. O nome que vai assumir o cargo de forma definitiva ainda está sendo estudado pela companhia.

Murati é uma das diretoras da empresa há cerca de 5 anos. O conselho de administração faz alguns destaques sobre a escolha da interina e diz que ela “desempenhou um papel crucial na transformação da OpenAI em uma líder global de IA”.

Os executivos acreditam que a transição de cargo deve ser feita de maneira facilitada e que as experiências profissionais relacionadas a políticas e governança de inteligência artificial tornam Murati “unicamente qualificada” para a função.

Além disso, ela também se destacaria dentro da companhia por conhecer as suas operações diárias, conforme dizem fontes próximas ao tema.

Durante o período de crescimento da empresa, principalmente após a popularização do ChatGPT, Altman foi uma das mais importantes “caras” da OpenAI. Assim, sua demissão acabou sendo surpreendente, inclusive para os que possuem relações mais próximas com a companhia.

Em sua rede social X, ex-Twitter, Altman publicou “adorei meu tempo na OpenAI. Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, que para o mundo”.

Por fim, outra mudança importante na empresa é que um dos fundadores, Greg Brockman, vai sair de sua função de presidente do conselho de administração, mas continua como presidente da OpenAI.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião