Oi (OIBR3): Tanure faz pressão para Cade não aprovar venda de ativos, diz coluna

O empresário Nelson Tanure está fazendo uma movimentação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para dificultar a aprovação da venda da operação móvel da Oi para o consórcio que inclui TIM (TIMS3), Vivo (VIVT3) e Claro, o que tem irritado o governo, segundo coluna do jornal O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O principal incômodo do governo, de acordo com a publicação, é com a pressão feita por intermediários do empresário sobre conselheiros do Cade. Nelson Tanure é dono da Sercomtel/Copel.

Na quarta-feira,  o Tribunal do Cade vai discutir a venda dos ativos móveis da Oi para o grupo de empresas. Por lei, o órgão tem um prazo definido para avaliar uma operação – nesse caso, termina no dia 15.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Operação com a Oi pode sofrer restrições

Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S.Paulo, integrantes do Cade querem que a Vivo, a Claro e a TIM vendam parte dos ativos móveis comprados da Oi para dar aval à operação.

Parte do tribunal, que analisará o processo na semana que vem, entende que, sem a venda de infraestrutura, a operação poderá ser reprovada pelo conselho.

A compra da Oi Móvel pelo consórcio, um negócio de R$ 16,5 bilhões, foi feita em dezembro de 2020 depois de um longo processo de recuperação judicial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

No Cade, o entendimento de alguns conselheiros é que, como está, o negócio cria um “triopólio”, com o mercado dividido igualmente entre três grandes empresas. Isso reduziria os incentivos para que elas concorressem entre si.

Em novembro do ano passado, a área do Cade responsável por fazer a análise inicial de fusões e aquisições recomendou a aprovação do negócio com a Oi, desde que fosse assinado um acordo prevendo o compartilhamento de redes, aluguel de espectro de radiofrequência, contratos de roaming e oferta de pacotes de voz e dados para operadores virtuais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião