Ícone do site Suno Notícias

OCDE reduz projeção para crescimento do PIB brasileiro

Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

Brasil “está pronto” para entrada na OCDE, diz diplomata

A OCDE revisou para baixo sua projeção de crescimento para a economia brasileira para 2019. Segundo a organização internacional, o PIB do Brasil deveria crescer 1,9%, contra os 2,1% projetados em novembro do ano passado.

Em setembro, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, na sigla em inglês) previa um crescimento para o Brasil de 2,5%. Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foram publicados nesta quarta-feira (6) no relatório trimestral da organização.

Saiba mais: OCDE corta previsão de crescimento do PIB global 

Segundo a OCDE, a redução do PIB ocorreu por causa do modesto crescimento econômico brasileiro registrado em 2018, que ficou em 1,1%. Um resultado mais fraco do que a expansão de 1,2% prevista pelos economistas da instituição.

Isso produz um fator estatístico, com carregamento menor para 2019. Além disso, a OCDE analisou a evolução recente da atividade econômica, prevendo uma redução na expansão do PIB.

Em seu relatório, a organização descartou que o redução do crescimento tenha relação com as expectativas sobre os efeitos da reforma da Previdência. Ao contrário, os planos do governo Bolsonaro são julgados positivamente, assim como é considerado o tempo necessário para que o Congresso discuta sobre a reforma.

Saiba mais: Inflação na OCDE desacelera chega a 2,7% em novembro 

Mesmo com esse corte na previsão de crescimento para o Brasil, a OCDE apontou em seu relatório a possibilidade de uma recuperação moderada do País. “A melhora na confiança dos empresários, a redução de incertezas políticas, inflação baixa e melhora no mercado de trabalho vão ajudar a demanda doméstica”, escreveu a organização no documento.

Saiba mais: OCDE reduz previsão do crescimento do Brasil para 1,2% 

Segundo a OCDE, a implantação bem sucedida da agenda de reformas por parte do governo, como a da Previdência, “ainda é fundamental para uma retomada mais forte do crescimento”.

A OCDE manteve a previsão de crescimento de 2,4% do PIB brasileiro para 2020.

Redução nas previsões sobre economia mundial

A OCDE também cortou as previsões para o crescimento econômico global para 2019 e 2020. As maiores reduções do crescimento do PIB foram em países da Europa. Mas, em geral, todas as economias do G20 tiveram suas projeções de crescimento reduzidas.

Saiba mais: Paulo Guedes falou sobre ingresso do Brasil na OCDE, diz Gurria 

Segundo a OCDE a economia mundial deveria crescer 3,3% em 2019. Uma redução de 0,6 ponto percentual em relação a projeção anterior divulgada em novembro. Entre as razões para essa redução do crescimento, estão as incertezas geradas pela guerra comercial entre EUA e China e pelo processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Todos fatores que afetarão as empresas e o comércio do mundo inteiro.

Para 2020, a organização internacional prevê um crescimento do PIB mundial de 3,4%. Uma redução de 0,1 ponto percentual.

“Altas incertezas de política econômica, tensões comerciais e mais erosão da confiança empresarial e do consumidor estão contribuindo para a desaceleração”, informou a OCDE em seu relatório, “Substancial incerteza sobre a política econômica permanece na Europa, incluindo sobre o Brexit. Uma saída desordenada aumentaria os custos para as economias europeias de forma substancial”.

Segundo a OCDE, o comércio mundial “desacelerou fortemente” devido às barreiras comerciais existentes e “os novos pedidos em vários países permanecem em queda”. Para a organização, as restrições aplicadas em 2018 “pesam sobre o crescimento, o investimento e os níveis de vida, em particular das residências com baixa renda”.

Sair da versão mobile