Paulo Guedes falou sobre ingresso do Brasil na OCDE, diz Gurria

O secretário geral da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurria, disse à Suno Notícias que em conversa com o ministro da Economia, Paulo Guedes, foram falados temas de ingresso a OCDE, reforma da Previdência e participação em estatais.

Angel Gurria se reuniu com o ministro Paulo Guedes, em Davos, na Suíça, onde está acontecendo o Fórum Econômico Mundial.

De acordo com o secretário da OCDE, a reunião tratou de temas como:

  • Interesse do Brasil em ter acesso a OCDE;
  • Pensões;
  • Manejo de empresas;
  • Participação em estatais;
  • Equilíbrio Fiscal;
  • Equilíbrio de Finanças Públicas;
  • Reforma da Previdência.

Gurria e Guedes

Quando questionado sobre os planos do Brasil para expandir a economia, o secretário geral afirmou que falou com Paulo Guedes sobre isso. “Foi muito interessante constatar que existe muito interesse do Brasil em ter acesso a OCDE e nos disse que essa é uma das prioridades”.

De acordo com Gurria, foram tratados diversos assuntos durante a reunião, para que fosse criada uma “área de conforto, comodidade e confiança” entre as partes.

“Também falamos sobre os temas de pensões, manejo de empresas e participação em estatal. Falamos de todos os temas de equilíbrio fiscal, de finanças públicas”, afirmou o membro da OCDE.

Saiba mais: Governo espera levantar US$ 20 bi em privatizações em 2019, diz Guedes

Saiba mais: Paulo Guedes planeja cobrança de impostos sobre dividendos e JCPs

Conforme o secretario, a reforma da Previdência é “muito importante, se não o mais importante” e afirmou que esse assunto também foi falado pelo ministro da Economia.

Além disso, Gurria disse que existem negociações avançadas em relação ao ingresso do Brasil na OCDE. De acordo com o secretario as negociações estão “avançando todos os dias” e a organização está trabalhando forte para que o acordo não dependa “dos outros e sim dos membros da OCDE”

No entanto, Paulo Guedes e Jair Bolsonaro seguem em Davos. O presidente deve cumprir agenda de reuniões bilaterais com líderes mundiais, nesta quinta-feira (24).

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião