Nubank (ROXO34) vai contra a maré e cresce entre fintechs, diz BofA

Em nova análise sobre fintechs, especialistas do Bank of America (BofA) destacaram que o Nubank (ROXO34) tem sido um destaque no setor, conseguindo crescer sua base ainda que o segmento mostre uma relativa desaceleração.

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“Apesar das tendências mais fracas do setor, o Nubank continuou ganhando participação, adicionando 3,4 milhões de usuários ativos no trimestre e 8,8 milhões nos últimos 12 meses, para 56,3 milhões, apoiando nossa tese de consolidação do setor”, destaca o BofA.

“Enquanto isso, os usuários ativos mensais de corretoras digitais caíram 0,3 milhão no trimestre e 0,5 milhão nos últimos doze meses, apesar dos recentes cortes na taxa Selic, provavelmente refletindo o fraco desempenho das ações”, completa a casa.

Segundo o BofA, há cada vez mais evidências de saturação e consolidação da indústria de fintechs.

“Continuamos a observar tendências de saturação e consolidação em setembro. O número de usuários ativos de ‘neobanks’ no Brasil contraiu 1,8 milhão no trimestre e 7,9 milhões nos últimos doze meses, para cerca de 172 milhões, reiterando nossa tese de saturação da indústria”.

Os especialistas chamam atenção para o fato de que o Mercado Pago ganhou 700 mil usuários ativos no trimestre, enquanto o C6 perdeu mais usuários (1,8 milhão), seguido pelo AME (queda de 1,6 milhão).

“Entre as empresas de capital aberto, a base de clientes ativos do Inter permaneceu estável no trimestre, o PagBank perdeu 800 mil usuários e o Pan perdeu 700 mil usuários. Os 5 maiores neobancos representam agora 72% dos utilizadores ativos, contra 64% há um ano”, analisa o BofA.

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Nubank compra ‘URLs de golpistas bancários’ e direciona para seu site de segurança

O banco digital comunicou que, como parte de uma iniciativa de combate a golpes, comprou diversos domínios digitais (URLs) que a companhia considerou que poderiam ser utilizados para confundir usuários e realizar golpes.

Juntamente com a medida, o Nubank lançou seu próprio portal de segurança – para o qual as URLs compradas redirecionarão os usuários.

A medida vem em meio a diversos alerta da fintech sobre golpes. Por causa da extensa base de clientes pessoa física, o banco tem sofrido com problemas de segurança nos meses recentes.

“Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta”, afirma Juliana Roschel, diretora de marketing do Nubank.

“Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem do Nubank, mas não são – e que poderiam ser usados de forma maliciosa – e os redirecionamos para o site, um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes”, explica.

Entre as URLs compradas estão, por exemplo, nubankbrasil, nubank, nubanks e wwwnubank.

O Nubank realizou esforços de divulgação no âmbito da campanha, com veiculação nas mídias sociais e contratação de influenciadores e outras ações de marketing.

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Eduardo Vargas

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