Nubank lança cursos para jovens negros da periferia de SP

O Nubank lançou um programa educacional de formação em tecnologia e experiência do cliente para 400 pessoas jovens e negras em situação de vulnerabilidade social na Grande São Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Segundo o Nubank, o projeto é voltado para jovens com idades entre 17 e 25 anos que estejam fora da escola, não tenham emprego formal e morem nas comunidades próximas aos 10 polos educacionais implementados pela empresa de impacto social Alicerce Educação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os alunos serão indicados por lideranças das comunidades locais da rede do Alicerce Educação. Não haverá inscrição direta.

O banco digital informou que com o objetivo de potencializar o impacto do projeto para a comunidade afro-brasileira, todos os instrutores do projeto e os gestores diretamente envolvidos são pessoas autodeclaradas negras, selecionadas em parceria com a ONG EducAfro.

“Os candidatos escolhidos terão uma semana de imersão. Na imersão será possível conhecer melhor o perfil dos candidatos para uma seleção final, quando serão aprovados 400 alunos ao todo”, informou a fintech.

Ao fim do programa, a expectativa é que todos os alunos tenham a possibilidade de serem contratados pelo Nubank ou empresas parceiras. Segundo o banco, o projeto faz parte do compromisso do banco de combate ao racismo estrutural.

É válido lembrar que a participação de uma das fundadoras do banco, Cristina Junqueira, no programa Roda Vida em outubro do ano passado teve uma repercussão negativa. Isso porque Junqueira afirmou que “tem dificuldade de encontrar candidatos negros adequados para as exigências das vagas na empresa”.

A fundadora disse ainda que investia em programas de formação gratuitos, mas que não podia “nivelar por baixo”, sugerindo que não há profissionais negros aptos para as vagas do Nubank.

No dia seguinte após a participação no programa, Junqueira publicou um vídeo em seu LinkedIn com pedidos desculpas. “Não me expressei da melhor maneira. Queria agradecer toda a repercussão porque todo mundo tem o que aprender, eu tenho”, disse a fundadora.

Veja onde as aulas do Nubank serão ministradas

As aulas do programa serão realizadas presencialmente em 10 polos diferentes. A previsão é que as aulas comecem até o dia 15 de maio.

Cada polo terá, em média, 40 alunos nas seguintes localidades:

  • Polo Vila Baixa (Avenida Guilherme Coaching, 742);
  • Polo Pirituba (Avenida Mutinga, 1813);
  • Polo Osasco I (Zona Sul) (Avenida João de Andrade, 335);
  • Polo Osasco II (Zona Norte) (Avenida Presidente Médici, 155);
  • Polo Vila Galvão – Guarulhos (Rua Treze de Maio, 445);
  • Polo Pimentas – Guarulhos (Rua Turvo, 396);
  • Polo Lajeado (Rua Capitão Pucci, 386);
  • Polo Guaianazes (Avenida Miguel da Fonseca, 600);
  • Polo Ferraz de Vasconcelos (Rua Dom Pedro II, 770);
  • Polo Jaçanã – Tremembé (Avenida Maria Amália, 4.070).

De acordo com o Nubank, as aulas seguirão as fases de contenção da pandemia e os protocolos de segurança.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião