Nubank e Itaú (ITUB4) têm problemas com o PIX nesta segunda-feira

Usuários de ao menos dois bancos – Nubank e Itaú (ITUB4) – reportaram no início da tarde desta segunda-feira (12) que o sistema de pagamento PIX está fora do ar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O Nubank afirmou ao SUNO Notícias que tem ciência de que o PIX está apresentando problemas em sua plataforma. “Verificamos, hoje de manhã, que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações na realização de transferências Pix. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível”, afirmou o banco em nota.

Nubank apresenta problemas no PIX
Foto: Reprodução Nubank

No Twitter, o banco digital responde uma série de usuários que relatam a adversidade no aplicativo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O Itaú desligou a funcionalidade do PIX em seus aplicativos para iPhone e Android e também no internet banking, sua plataforma para computadores. O atalho para essas transferências, que fica comumente na tela principal do app, foi removida.

A opção do PIX continua presente na página de transações do aplicativo do Itaú. Ao clicar nela, porém, surge um aviso no aplicativo. “Voltamos logo, por favor tente novamente mais tarde, nesse momento o PIX está indisponível”, diz a frase na tela.

Reprodução: Itáu

O Banco Itaú também se manifestou sobre os problemas com o PIX em sua rede social.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já em resposta a SUNO Notícias, o Itaú Unibanco afirmou que o serviço de transferências via Pix passou por problemas. “Durante esta manhã (12), apesar da instabilidade para realização do Pix no aplicativo do banco, o serviço continuou disponível por meio das centrais de atendimento”, afirmou.

No downtector, site que mede o número de reclamações sobre o funcionamento de um site ou aplicativo, o pico de reclamações, tanto do Nubank quanto do Itaú, foram por volta das 11h30. Às 14h, porém, o nível de relatos de queda dos dois continuam bem acima do normal.

Nubank Pix
Reprodução Downdetector

BC diz que não há problema em seu sistema

Segundo o Banco Central, seus sistemas estão funcionando normalmente. “Os sistemas das instituições podem, individual e pontualmente, apresentar instabilidade temporária. Se uma instituição apresenta instabilidade, as outras não podem mandar Pix para ela, o que faz parecer um problema maior”, disse à instituição em resposta ao SUNO Notícias.

No meio da tarde, tanto o Itaú quanto o Nubank, afirmaram que os serviços já estavam normalizados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião