Nubank: após memes, fintech anuncia aumento de crédito para 35 milhões de clientes

O Nubank anunciou, nesta quinta-feira (29), que irá aumentar o limite do cartão de crédito para 35 milhões de clientes, quase 90% de sua base total de usuários. A liberação acontecerá a partir de agosto e durará 12 meses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a fintech, serão mais de R$ 26 bilhões oferecidos aos clientes até o fim de julho de 2022. Até o fim do ano, o Nubank estima que 10 milhões de pessoas já terão um limite maior em seu “roxinho”.

A novidade foi possibilitada, de acordo com o banco, após um projeto que envolveu anos de pesquisa, análises e testes para chegar a um novo modelo de crédito.

“No Nubank sempre tomamos as decisões colocando nossos clientes no centro e o aumento limite do crédito sempre foi uma reivindicação importante”, disse Jacob Sisk, diretor de Ciência de Dados da fintech.

A medida permitirá que os clientes do banco “realizem sonhos, solucionem problemas e façam a economia de suas comunidades girar”. Com o novo modelo, o Nubank diz dar mais um passo em sua jornada de inclusão financeira no Brasil.

Um estudo do Instituto Locomotiva, em abril deste ano, mostra que cerca de 34 milhões de brasileiros ainda não têm acesso a bancos no Brasil.

Nubank ‘passou do limite’, mas novo modelo explica

A iniciativa do Nubank vem à tona logo após a fintech aprovar a concessão de cartões de crédito sem limite pré-aprovado.

O banco chamou atenção das redes sociais ao liberar o cartão e vários benefícios a pessoas que estão em situação financeira desequilibrada e demandam crédito. A internet surfou a onda de memes.

Meme criado nas redes sociais. Foto: Reprodução

O cliente que quiser receber um cartão de crédito sem limite pré-aprovado deverá fazer um depósito na conta digital e, no aplicativo, escolher a opção “adicionar limite”.

Quando o valor é adicionado à conta, é transformado em limite para o cartão e disponibilizado para compras on-line e presenciais.

O Nubank diz que os pedidos por aumento do cartão de crédito são antigos. Desde o início das operações, em meados da década passada, quando apenas o serviço de conta digital estava disponível, a fintech sempre foi questionada pela não liberação de mais crédito ao seu público.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“A gente sabia que precisava ser cuidadoso com este pedido. Afinal, em um país com índices baixos de educação financeira, limite em excesso pode levar ao endividamento.”

Trabalho baseado em dados

O projeto anunciado hoje, que permitiu um aumento de limite em massa, envolveu diversos times de ciência de dados, engenharia e analistas de negócios para “garantir que tudo fosse feito de forma responsáve”, diz o banco.

A fintech diz que o aumento do limite dos cartões é acompanhado de perto pelas suas atividades com educação financeira. Segundo o banco, ao longo de 2020 cerca de 50 milhões de pessoas leram seu blog.

Além disso, nesse mesmo período, 6,5 milhões de pessoas assistiram aos vídeos de educação financeira produzidos pela fintech no YouTube.

O Nubank diz que os clientes serão avisados ao longo dos próximos meses sobre o aumento do limite individual. Assim como ocorre atualmente, o aviso será feito por e-mail.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião