Novo golpe rouba dados de cartões; veja como se proteger

Um novo vírus capaz de roubar uma série de dados de usuários e abrir caminhos para um golpe financeiro já atingiu cerca de dez mil brasileiros durante as últimas semanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-1.png

O novo golpe foi identificado pela empresa de cibersegurança Kaspersky. Trata-se de um malware, chamado “NullMixar”, que rouba desde credenciais, endereço, dados de cartões de crédito, criptomoedas até mesmo contas do Facebook e da Amazon.

Tudo isso é feito a partir de um download de programas pirata por parte do usuário.

Como funciona o vírus

Quando um usuário tenta instalar um programa pirata a partir de sites paralelos, a vítima é redirecionada a uma página que contém o vírus.

“Tudo parece normal, como se o indivíduo estivesse realmente prestes a fazer o download do software. No entanto, seguindo as instruções, a pessoa inicia o NullMixer, que lança vários arquivos de malware na máquina infectada, incluindo spyware, backdoors, trojans para roubos bancários e outras ameaças”, informou a Kaspersky ao jornal O Globo.

O NullMixer se diferencia dos demais vírus dessa modalidade por ser potencialmente mais perigoso, já que dispara muitas ameaças de uma só vez.

Entre elas, estão o RedLine e o Disbuk, que caçam dados de cartões de crédito de computadores infectados. O Disbuk pode roubar informações de sites como Facebook e a Amazon, dando aos golpistas acesso às contas da vítima, suas senhas, endereço e até informações de pagamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/11/1420x240-Banner-Home-2.png

Golpe é feito através de um vírus. Foto: Reprodução/Kapersky
Golpe é feito através de um vírus. Foto: Reprodução/Kapersky

Como se proteger do golpe

Existem algumas táticas de segurança simples e muito eficazes que o usuário pode adotar para evitar cair em golpes como este.

A primeira delas é utilizar apenas fontes confiáveis. Na hora de baixar um software, dê preferência para lojas oficiais da venda de programas, uma vez que vírus costumam ser distribuídos através em sites de paralelos onde a segurança não é verificada.

O usuários também deve checar regularmente suas contas em busca de transações desconhecidas.

“Normalmente, o proprietário não tem conhecimento de que o malware está no computador e continua a adicionar informações pessoais em sites bancários seguros”, informa a Kaspersky.

Usar uma solução de segurança robusta também é uma boa pedida. Analisar as soluções disponíveis no mercado e inviste em segurança da informação costuma ser a melhor forma de se proteger de golpes no meio digital.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno