Balanços da semana

Natura (NTCO3) aprova programa de recompra de ações

A Natura (NTCO3) anunciou na noite desta quinta-feira (4), em fato relevante, que seu conselho de administração aprovou a abertura de um programa de recompra de papéis. A companhia pretende adquirir cerca de 631.358 ações ordinárias.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Esse número corresponde a 0,05% do total de suas ações, que somam 1.375.485.929 papéis, e a 0,08% das ações em circulação, que são 1.375.179.228. Cerca de 307 mil papéis são mantidos em tesouraria.

As ações adquiridas, segundo a Natura, poderão ser mantidas em tesouraria, alienadas ou canceladas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“A companhia deverá ainda cancelar ou alienar as ações mantidas em tesouraria que excederem o saldo de lucros e reservas disponíveis no prazo de seis meses a contar da divulgação das demonstrações contábeis, anuais e intermediárias ou informações financeiras trimestrais em que se apurar o excesso”, diz o documento.

Empresas costumam recomprar suas próprias ações, como faz a Natura, para ajustar sua estrutura de capital, (reduzindo o patrimônio líquido), para alterar níveis de caixa (distribuindo o excesso para os acionistas através da valorização das ações), como forma de valorizar os papéis e para sinalizar ao mercado que as ações estão subavaliadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

 

Programa de recompra dura oito dias

O intervalo para finalização das compras e aquisições inicia-se nesta sexta-feira (5) e vai até o dia 12 de fevereiro, totalizando oito dias. As operações da aquisição serão realizadas na B3 (B3SA3), a preço de mercado, cabendo aos administradores definir quando e quantas ações, dentro do limite estipulado, serão adquiridas. Será possível realizar mais de uma operação.

A Natura não projeta valores para a movimentação, mas afirma que possui reserva de capital suficiente para execução do programa.

No inicio de 2020, a companhia já havia realizado um processo semelhante. Em fevereiro do ano passado, a Natura encerrou a recompra de um total de 1.114.460 ações ordinárias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião