Confira as 5 maiores quedas no índice Nasdaq 100 no mês de julho

O Nasdaq 100 fechou as negociações de julho cotado a 15.048,36 pontos, em uma alta mensal de 2,78% após ter subido 6,34% em junho. O índice da bolsa norte-americana reúne as 100 maiores empresas não financeiras da NASDAQ.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Apesar de fechar o mês em alta, o índice Nasdaq 100 fechou o último pregão de julho, na sexta-feira (30), em uma queda de 0,59% em comparação com o dia anterior.

No sétimo mês do ano, Wall Street voltou suas atenções para a temporada de balanços corporativos, divulgação de dados econômicos norte-americanos e decisões do Federal Reserve em relação à política monetária.

Além do Nasdaq, veja o encerramento dos outros principais índices americanos no último pregão do mês:

Reforçando que esta matéria não é uma recomendação de investimento, confira as cinco ações do Nasdaq 100 que mais se desvalorizaram em julho.

  1. Pinduoduo: -27,88%
  2. Trip.com: -26,88%
  3. Baidu: -19,56%
  4. Activion Blizzard: -12,27%
  5. NetEase: -11,31%

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

1. Pinduoduo sob suspeita na China

O regulador de mercado da China informou neste mês que pediu à Taobao, Pinduoduo (NASDAQ: PDD) e outras empresas de tecnologia para cumprir suas responsabilidades legais e lidar com lojas online que vendem relatórios de inspeção e testes falsos, reforçando a supervisão de atividades que costumam não respeitar a legislação.

A notícia veio em meio a uma onda de documentos de inspeção de qualidade falsificados, vendidos em algumas plataformas de compras online, incluindo Taobao e Pinduoduo,.

Após os problemas com o órgão regulador chinês, a empresa viu suas ações caírem quase 28% no mês.

2. Trip.com preocupa o mercado

A empresa Trip.com (NASDAQ: TCOM), multinacional chinesa de viagens online que oferece serviços que incluem reserva de acomodação, emissão de bilhetes de transporte, pacotes turísticos e gestão de viagens corporativas, cravou a segunda maior queda do Nasdaq 100 em julho.

Em meio às novas preocupações em relação ao avanço do coronavírus na Ásia, com a nova variante Delta sob apreensão dos investidores, a companhia chinesa anotou uma queda de 27% no acumulado do mês.

3. Baidu enfrenta conflitos com órgão regulador

Assim como a Pinduoduo, o Baidu (NASDAQ: BIDU) vem sofrendo uma queda em suas ações desde o início do mês, quando Pequim anunciou que as empresas locais que buscam listar suas ações em solo estrangeiro teriam de passar pela aprovação de um regulador de segurança cibernética.

O papel do Baidu caiu 19,6% no mês, após os conflitos recentes com o órgão regulador chinês.

4. Activion Blizzard: denúncias graves

Uma das maiores empresas de games do mundo, a Activision Blizzard (NASDAQ: ATVI) se tornou alvo de controvérsia e denúncias graves recentemente.

Funcionários da companhia realizaram uma greve e um protesto em frente à sede nos Estados Unidos após uma ação, movida em 20 de julho pelo Departamento de Emprego e Habitação da Califórnia.

A acusação diz que a Activion Blizzard encobre ou não investiga casos de assédio sexual e agressão, além de manter um ambiente hostil contra mulheres. As funcionárias, dizem advogados, recebiam salários desiguais e enfrentavam retaliações.

Dessa forma, a ação da companhia teve queda mensal de 12,4%,

5. NetEase pressionada pelo governo chinês

Assim como as outras companhias chinesas, a NetEase também foi pressionada pelo governo do país.

Os investidores se livraram de muitas ações chinesas nas últimas semanas, depois que o governo do país asiático pareceu apertar seu controle sobre as empresas de tecnologia do país.

As preocupações recentes começaram quando as autoridades chinesas indicaram que a DiDi Global, companhia de compartilhamento de viagens na China, dona do aplicativo 99 de transporte de passageiros, poderia enfrentar multas pesadas ou até mesmo o cancelamento de suas ações.

Diante disso, a NetEase caiu 11,3% no mês de julho, ficando em quinto lugar entre as maiores baixas da Nasdaq.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião