Mutirão nacional vai negociar dívidas até 30 de novembro; saiba como funciona

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Consumidores de todo o País poderão negociar dívidas em atraso, com condições especiais, por meio do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira até a próxima quarta-feira (30). 

A ação é uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), do Banco Central (BC), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e de Procons de todo o Brasil.

De acordo com a Febraban, instituições participantes do mutirão oferecem, por exemplo, parcelamentos, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e nas demais modalidades de crédito que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como negociar dívidas no mutirão

Quem tem interesse em participar deve acessar a página do mutirão. Lá, e possível acessar o Registrato, sistema do Banco Central que leva à lista de dívidas em nome do consumidor.

As dívidas, segundo a Febraban, podem ser negociadas diretamente com o banco ou por meio do Portal ConsumidorGovBr. Os interessados devem apresentar uma proposta de negociação à instituição credora. O banco tem até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma resposta.

Entre 2020 e 2022, por meio de iniciativas como esta, mais de 22 milhões de contratos em atraso foram repactuados, superando R$ 1,1 trilhão de saldo negociado. Na edição mais recente do mutirão, que durou 25 dias – de 7 a 31 de março –, 1,7 milhão de contratos foram renegociados.

Aumento das dívidas: 79,3% das famílias estão endividadas

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 79,3% das famílias brasileiras estão endividadas e 30% inadimplentes no mês de setembro. Este é o terceiro aumento consecutivo do endividamento e a primeira vez que o número de famílias com contas atrasadas chega a 30%.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), mostra que entre os mais pobres o cenário é pior, chegando a 80% das famílias com dívidas a vencer. Entre as famílias brasileiras que apresentam renda familiar inferior a 10 salários mínimos mensais o aumento de endividados foi de 0,4% de agosto para setembro, registrando 80,3%. Entre as famílias com renda superior os dados se mantiveram estáveis em 75,9%.

Foram consideradas endividamento com contas a vencer em cheque pré-datado, carnê de loja, cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal, crédito consignado, prestação de carro e de casa. Para negociar dívidas como essas a Febraban convida todos os brasileiros interessados a participarem do mutirão.

Com informações da Agência Brasil

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Janize Colaço

Compartilhe sua opinião