MSCI excluirá três maiores empresas de tele da China de seus índices

A fornecedora norte-americana de índices MSCI vai excluir as três maiores empresas de telecomunicação da China de seus benchmarks conforme busca se alinhar com a ordem executiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que barra investimentos em companhias chinesas que supostamente possuem ligação com o poder militar do país asiático.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com informações do Financial Times, as ações das China Mobile, China Telecom e China Unicom, negociadas na Bolsa de Valores de Hong Kong serão retiradas de muitos dos índices fornecidos pela empresa norte-americana, incluindo o MSCI China All Shares e o All Country World, no fechamento do pregão desta sexta-feira (8).

Hoje é o último dia completo de negociação antes da ordem executiva de Donald Trump entrar em vigor na próxima segunda-feira (11).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

As companhias chinesas se tornaram alvo da administração do republicano em seus últimos dias de mandato. Na última quarta-feira (6), o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro (Ofac, órgão responsável por políticas de sanções dos Estados Unidos) publicou uma orientação proibindo investidores norte-americanos de adquirirem ações dos três grupos.

Decisão do MSCI dispara venda de ações

O anúncio da MSCI de que excluiria as três empresas chinesas de telecomunicações de seus índices deixou apenas um dia para os fundos globais entrarem na dança das cadeiras e rebalancearem bilhões de dólares em investimentos passivos.

Segundo a agência Bloomberg, a corrida para reequilibrar as carteiras levou a um aumento no volume de todas as três ações para pelo menos 18 vezes a média diária nos últimos três meses.

Os papéis da China Unicom fecharam em queda de 0,90% na Bolsa de Valores de Hong Kong, enquanto a China Mobile e a China Telecom perderam 4,16% e 3,45%, respectivamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Ainda de acordo com a agência, estavam investidos mais de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,44 trilhões) em fundos de índice que rastreiam os indicadores da MSCI.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião