Morre Prêmio Nobel “inventor do Euro” Robert Mundell

O economista canadense Prêmio Nobel Robert Mundell, conhecido como o “pai do euro”, morreu no último domingo (4), aos 88 anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em 1999, Mundell ganhou o Prêmio Nobel de Economia “por sua análise da política fiscal e monetária na presença de diferentes regimes de taxas de câmbio e por sua análise de áreas monetárias ótimas”.

Nascido em Kingston, Ontário, em 24 de outubro de 1932, após graduar-se em Economia pela Washington University, Mundell obteve seu doutorado no Instituto de Tecnologia do Massachusetts, em Boston, e se especializou na London School of Economics.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Professor da Universidade de Stanford, na Universidade Johns Hopkins, da Universidade McGill University, do Brookings Institute e da Universidade de Chicago, Mundell lecionou desde 1971 na Universidade de Waterloo e desde 1974 na Universidade de Columbia, em Nova York.

Membro da Academia de Ciências Políticas, da Associação dos Economistas Americanos, da Sociedade de Econometria, e da Associação dos Economistas Canadenses, Mundell participou de várias comissões do governo dos Estados Unidos na América Latina e na África.

A sua fama, apoiada por mais de uma centena de publicações científicas, está associada nomeadamente à análise da política econômica em contexto de economia aberta.

O economista teorizou o conceito de áreas monetárias ótimas e sua conveniência do ponto de vista das trocas e da facilidade de movimentação dos fatores de produção, em um artigo publicado na Associação dos Economistas Americanos em setembro de 1961.

Mundell foi consultor do Comitê Monetário da Comissão Europeia

Em 1970, Mundell foi consultor do Comitê Monetário da Comissão Europeia e entre 1972 e 1973 fez parte do Grupo dos Nove para a União Económica e Monetária na Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O economista assessorou ao longo de sua carreira instituições internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Comissão Europeia.

Além disso, o ganhador do Nobel foi um dos primeiros organizadores de plano sobre uma moeda comum no continente Europeu.

De acordo com Brian Domitrovic, economista de Harvard e comentarista da Forbes, Bob Mundell morreu em “sua amada Itália”, em sua mansão em Monteriggioni, cidade na província de Siena, na região da Toscana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião