CSN (CSNA3): Moody’s eleva rating de B2 para Ba3, com perspectiva estável

A agência de classificação risco Moody’s elevou, nesta sexta-feira (16) o rating em escala global da CSN (CSNA3) de B2 para Ba3, e o rating em escala nacional de Ba1.br para A1.br, ambos com perspectiva estável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A Moody’s atribui a nova classificação à “melhora substancial” na liquidez e no perfil da dívida da CSN, após a conclusão da oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária na mineração, à redução de cerca de R$ 4 bilhões em dívida bruta anunciada pela companhia desde o início de 2021 e a perspectiva pela continuidade de “operações fortes” durante o ano atual.

Em comunicado, a agência de classificação de risco destaca ações recentes da empresa, como a oferta pública de ações da subsidiária, em 17 de fevereiro, cujo montante recebido será usado para reduzir dívida, aumentar a posição de caixa consolidado e financiar investimentos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Também cita o trabalho da empresa para refinanciar uma dívida de R$ 3,4 bilhões com o Banco do Brasil (BBAS3) e a Caixa, prevista para 2021-2022.

A agência diz ainda esperar que a CSN refinancie suas notas previstas para 2023.

Com as medidas, a Moody’s considera que o calendário de amortizações de dívidas da companhia “será confortável”.

Veja também

Prefeitura de Itaguaí interdita terminal de exportação de minério de ferro da CSN

Mais cedo nesta sexta-feira a CSN recebeu uma fiscalização da Prefeitura Municipal de Itaguaí/RJ, determinando a interdição temporária das operações portuárias no Terminal de Carvão –TECAR da CSN Mineração (CMIN3) e no Terminal de Contêineres da Sepetiba (Tecon), controlada pela empresa.

De acordo com a companhia, o argumento utilizado pela prefeitura foi de irregularidades no licenciamento e crimes ambientais.

“As Companhias e seus assessores estão neste momento tomando ciência dos termos da autuação e tomando todas as medidas necessárias para manutenção das operações”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

A CSN ressaltou ainda em nota que todas as licenças ambientais para suas operações portuárias em Itaguaí/RJ estão vigentes e que operam “sob as melhores práticas ambientais”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião