Ícone do site Suno Notícias

Microsoft (MSFT34) integra Sam Altman após OpenAI, dona do ChatGPT, recusar seu retorno

CEO da OpenAI teme que desalinhamentos sociais façam inteligência artificial (IA) dar terrivelmente errado

Sam Altman. Foto: Wikimedia Commons

Após a demissão na sexta-feira (17), Sam Altman tentou retornar ao comando da OpenAI. A rejeição do conselho da empresa criadora do ChatGPT neste domingo (19) abriu caminho para Altman concretizar sua aproximação com a Microsoft (MSFT34).

Após recusar a volta de Altman, Emmet Shear, ex-executivo-chefe da Twitch, foi apontado como CEO interino da OpenAI.

Altman demonstrou choque com a decisão pois estava confiante em relação ao seu retorno, contou uma fonte próxima às conversas.

Com o desenvolvimento do ChatGPT, Altman se tornou a face do momento da inteligência artificial e construiu a companhia como uma das startups mais valiosas no setor de tecnologia. Também foi crucial para a relação próxima com a Microsoft (MSFT34), que se tornou bastante dependente de sua tecnologia e segue como principal investidor da OpenAI, com fatia de 49%.

Sam Altman deverá entrar para a Microsoft (MSFT34)

De acordo com o executivo-chefe da Microsoft, Satya Nadella, a companhia está comprometida em sua parceria com a OpenAI. Em publicação no fim do domingo (19), no X (ex-Twitter), Nadella anunciou que Altman e Greg Brockman, presidente do conselho da OpenAI que renunciou na sexta-feira (17) em protesto pela saída de Altman, se uniriam para liderar uma nova equipe de pesquisa avançada em inteligência artificial da Microsoft.

Em resposta, o ex-CEO comentou que “a missão continua” em publicação de Nadella no X.

A OpenAI informou na sexta-feira que o afastamento aconteceu após a descoberta de que o executivo “não era consistentemente sincero em suas comunicações” com o conselho de administração, que havia perdido a confiança em sua capacidade de liderar a OpenAI.

Enquanto atuava como CEO da OpenAI, Sam Altman impulsionou o ChatGPT e, no ano passado, tornou-se a voz mais procurada do Vale do Silício sobre a promessa e os possíveis perigos da inteligência artificial.

Na semana passada, a OpenAI anunciou que o cofundador Brockman deixaria o cargo de presidente do conselho, mas permaneceria como presidente. Em seguida, Brockman publicou no X uma mensagem que enviou aos funcionários da OpenAI, na qual escreveu: “com base nas notícias de hoje, eu me demito”.

Em outra postagem no X na noite de sexta-feira, Brockman disse que Altman foi convidado a participar de uma reunião por vídeo com os membros do conselho da empresa, quando o cofundador e cientista-chefe Ilya Sutskever informou a Altman que ele estava sendo demitido.

Brockman acrescentou que foi informado de sua remoção da diretoria da OpenAI em uma ligação separada com Sutskever pouco tempo depois. “Sam [Altman] e eu estamos chocados e tristes com o que a diretoria fez hoje”, escreveu Brockman no X. (Com agências internacionais).

Com informações de Estadão Conteúdo.

Sair da versão mobile