Meta (M1TA34) e Google (GOGL34) demitem funcionários para reduzir custos

A Meta (M1TA34) planeja cortar despesas em pelo menos 10% nos próximos meses, em parte por meio de reduções de pessoal, já que a gigante da mídia social enfrenta crescimento estagnado e aumento da concorrência, segundo pessoas familiarizadas com os planos da empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A empresa começou discretamente a afastar um número significativo de funcionários reorganizando os departamentos e dando aos funcionários afetados uma janela limitada para se candidatarem a outras funções dentro da empresa, de acordo com gerentes atuais e antigos familiarizados com o assunto, em um movimento que atinge cortes de pessoal ao mesmo tempo que evita a demissão em massa.

As reduções devem ser um prelúdio para cortes mais profundos, segundo pessoas informadas sobre os planos da empresa.

Embora algumas economias venham de cortes em despesas gerais e orçamentos de consultoria, disseram as pessoas, espera-se que grande parte venha do corte de funcionários na Meta.

As medidas ocorrem após semanas de executivos da Meta discutindo publicamente a necessidade de congelamento de contratações e “priorização implacável” de seus negócios, evitando o uso da palavra demissões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Google entra na onda da Meta

Como parte de suas próprias medidas de corte de custos, o Google (GOGL34), da Alphabet, também exigiu que alguns funcionários se candidatassem a novos empregos se desejassem permanecer na empresa.

Na semana passada, o Google disse a cerca de metade dos mais de 100 funcionários da incubadora de startups Area 120 que eles precisariam encontrar outros empregos na empresa dentro de 90 dias, disseram pessoas familiarizadas com a decisão.

O Google normalmente dá aos funcionários 60 dias para se candidatarem a outras funções na empresa se seus empregos forem cortados, embora os funcionários da Área 120 geralmente recebam mais tempo se seus projetos forem cancelados, disseram pessoas familiarizadas com o processo.

Em março, mais de 1.400 funcionários do Google assinaram uma petição exigindo que a empresa estendesse o período típico de 60 dias para 180 dias para um grupo de mais de 100 funcionários na divisão de computação em nuvem, citando as “barreiras à transferência que muitos trabalhadores enfrentam”.

Um porta-voz do Google disse que quase 95% dos funcionários que manifestaram interesse em permanecer na empresa encontraram novas funções dentro do período de aviso prévio.

A Alphabet tinha 174.014 funcionários ao final do segundo trimestre, 20,8% acima do ano anterior.

As ações da Meta e do Google acumulam quedas na bolsa americana de, respectivamente, 58,05% e 31,06%  no ano.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião