Mercadante pode indicar ex-ministros Barbosa e Campello ao BNDES

Após ser anunciado como novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante estaria cogitando trabalhar com os ex-ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Desenvolvimento Social, Tereza Campello.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, as “costuras finais” para a montagem da equipe BNDES estão sendo feitas. Mercadante está conversando com duas CEOs para também integrar a equipe do banco de fomento.

BNDES: sustentabilidade deve entrar na agenda

O futuro presidente do BNDES estaria buscando colocar no foco da instituição temas como as políticas voltadas para o processo de descarbonização da economia e vinculação do financiamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma agenda que envolve o impacto das emissões de carbono de cada projeto financiado pelo banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Detalhes sobre a política para o BNDES só serão anunciados depois na indicação para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pasta na qual o BNDES ficará vinculado.

Josué Guerra no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

Ainda de acordo com a apuração de O Estado de S. Paulo, a grande chance é de que Josué Gomes seja o escolhido para comandar o ministério. A pasta vai voltar no governo Lula 3 e ser desvinculado da Economia. Josué está nesta quarta em Brasília e deve se encontrar com o presidente eleito.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Filho de José Alencar, vice de Lula nos seus dois primeiros mandatos, Josué é atualmente presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A expectativa é que ele aceite o cargo. Lula considera que ele fez um trabalho “inovador” na Fiesp em relação ao passado.

No BNDES, Nelson Barbosa pode cuidar da área de infraestrutura. O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antonio Corrêa de Lacerda, também pode ser uma opção de Mercadante para a equipe do BNDES, mas ainda não houve convite. Os nomes do BNDES só serão batidos junto com o futuro ministro.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Tags
Janize Colaço

Compartilhe sua opinião