Acesso Rápido

    FIESP: entenda o que é e de que forma atua essa federação

    FIESP: entenda o que é e de que forma atua essa federação

    Por conta do aumento da industrialização do Brasil na década de 20, foi criada a Fiesp, para representar um dos mais importantes setores da economia brasileira.

    Dentre outras atribuições, a Fiesp é responsável por ajudar as indústrias a otimizarem o seus custos procurando, dessa forma, maximizar o seu lucro líquido.

    O que é Fiesp?

    O significado de Fiesp é Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Seu objetivo é representar o setor industrial do Estado, exercendo uma forte influência política.

    A sua finalidade é, portanto, fomentar a atividade industrial, buscando mais competitividade assim como possibilitar o acesso ao crédito e a novas tecnologias.

    Guia de Economia para Investidores

    Confira os principais conceitos econômicos e aprenda como a economia pode influenciar seus investimentos com o nosso ebook gratuito de Economia para Investidores!

    Parabéns! Cadastro feito com sucesso.

    Ops! Algo deu errado. Tente novamente.

    Nos dias atuais, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo representa, no entanto, aproximadamente 130 mil indústrias das mais variadas cadeias produtivas que são associadas a mais de 130 sindicatos patronais.

    Qual é o objetivo da Fiesp?

    Por conta da Primeira Guerra Mundial, muitos países europeus acabaram sendo devastados. Como consequência, houve, portanto, um aumento na demanda de produtos industrializados de outros mercados.

    Desse modo, o setor industrial que em meados de 1920 contava com aproximadamente 4.450 indústrias, viu a necessidade de ter uma representatividade político-institucional no país.

    Sendo assim, em 1928 foi criado o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Alguns anos mais tarde, por conta de mudanças na definição de modelos sindicais baseado em associações de classe e federações, a Ciesp acabou tornando-se a Fiesp.

    Estrutura da FIESP

    A Fiesp conta com 13 Conselhos Superiores Temáticos que abrangem diversos setores. Eles vão desde economia até assuntos jurídicos e legislativos passando por comércio internacional, inovação, meio ambiente, infraestrutura, agronegócio, dentre outros.

    A Federação também conta com órgãos técnicos que fazem parte do Instituto Roberto Simonsen (IRS), que é, portanto, uma instituição voltada a estudar e debater a elaboração e propostas de políticas públicas.

    A finalidade é facilitar o diálogo entre as entidades, classe empresarial, governo e sociedade. E para aprimorar os mais variados setores industriais do país, a federação ainda conta, desse modo, com diversos comitês.

    Dessa forma, existe o comitê de Saúde e biotecnologia, jovens empreendedores, responsabilidade social, eventos, desburocratização, couro, calçados e artefatos, esportes, papel, gráfica e embalagem, indústria têxtil, confecção e vestuário.

    Onde fica a Fiesp?

    O Prédio da Fiesp fica na avenida paulista em São Paulo, sendo que sua arquitetura piramidal chama a atenção de quem passa por lá.

    Além da Fiesp, no mesmo prédio estão sediadas outras entidades ligadas ao setor industrial como a Ciesp, Sesi e Senai. A sede foi inaugurada no ano de 1979 levando o nome de Luís Eulálio de Bueno Vidigal Filho, um ex-presidente da instituição.

    No mesmo local também fica o Centro Cultural Fiesp, que é um espaço dedicado para apresentações, exposições e peças teatrais. Além do prédio em São Paulo, a câmara Fiesp possui escritório em Brasília e mais 50 diretorias regionais espalhadas pelo Estado.

    Foi possível compreender o que é a Fiesp? Deixe o seu comentário, sua sugestão e compartilhe este artigo.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • RAFAEL TCHMOLA 28 de maio de 2021

      Bom dia, Sr.
      Sou presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apiaí/sp, tendo com extensão de Base outros seis municípios. Municípios estes, basicamente rurais.
      Mas enfim ,gostaria de saber se a Fiesp , que esta sempre bem situado ao agronegócio, tem alguma intenção de em um futuro próximo, estender as mãos, ao pequeno agricultor (agricultura Familiar), visto que se tratando de alimentos na mesa de todos os brasileiros de qualquer classe, la esta, o alimento produzido pelo pequeno agricultor.
      Tratando-se do Tamanho Fiesp e seus parceiros, pergunto existe algum pequeno movimento em seus Parceiros para que se desenvolva , uma parceria entre o pequeno produtor ,para que vcs grandes , ajudem com normas até que manobras politicas para que chegue a este pequeno, verbas e apoios, para que ele não abandone o campo, e vão para a grande cidade, bater em sua porta , pedindo ajuda, ou aumentando as favelas, visto que eu moro ai, em uma grande cidade e sou um homem aqui do campo , onde trabalho, tenho um grande prazer em dizer em minhas andanças que meus filhos , e minha esposa , tem suas vidas geridas pelo grande aprendizados que tiveram e tem no SESI. para tanto , espero que em um prazo pequeno de tempo , nós podemos estar contanto com alguma parceria da FIESP, junto ao tão sofrido pequeno homem do campo.

      ATT.
      Rafael Tchmola
      Presidente Sind. R. de Apiai/SP

      Responder