Marfrig (MRFG3) e ADM recebem aval do Cade para operar joint venture

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, nesta quarta-feira (26), a “joint venture” entre Marfrig Global Foods (MRFG3) e a norte-americana ADM, que atuará no mercado de proteínas vegetais. A parceria havia sido anunciada em maio deste ano, porém ainda não tinha recebido o aval da autarquia.

O resultado da joint venture foi a criação da “PlantPlus Foods“, empresa que foi formada após a união das duas companhias. O início das operações da marca, entretanto, ainda necessita da aprovação do órgão anti-truste dos Estados Unidos.

O aval do Cade se deu em razão das participações de mercado de Marfrig e ADM no segmento que se encontra serem inferiores a 20%. Ou seja, não haverá, dessa forma, danos à concorrência no País.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

A Marfrig possui 70% de participação acionária na “PlantPlus” e a ADM detém os outros 30%. A nova empresa tem sede em Chicago e consiste em uma ampliação de uma parceria que foi realizada no ano passado, quando a ADM começou a fornecer ingredientes vegetais que possuem sabor e textura da carne para a Marfrig. A empresa brasileira, então, produzia os alimentos em Várzea Grande, no Mato Grosso. Após o início desta produção, os produtos passaram a ser comercializados no Brasil.

O hambúrguer vegetal permanecerá sendo produzido na unidade de Várzea Grande. Entretanto, nos EUA, a Marfrig ainda não possui o segmento de proteínas vegetais. Dessa forma, a PlantPlus irá utilizar ingredientes e aromas produzidos em unidades da ADM no país norte-americano.

Na América do Sul e no varejo norte-americano, o mercado de proteínas vegetais possui potencial para atingir US$ 2 bilhões, de acordo com informações da ADM.

Lucro da Marfrig no 2T20

A Marfrig divulgou, no dia 12 de agosto, os resultados do segundo trimestre de 2020. A gigante da produção de proteínas animais registrou um lucro líquido de R$ 1,59 bilhão, o que configura uma alta de 1.743% em relação ao mesmo período do ano passado, quando apresentou lucro de R$ 87 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião