Magazine Luiza (MGLU3) sobe mais de 10%. O que houve?

Nesta sexta-feira (30), a Magazine Luiza (MGLU3) fechou em alta de 10,62% no pregão da Bolsa, cotada a R$ 4,48, seguida pela Via (VIIA3), em alta de 8,50%, e a Americanas (AMER3) em alta de 6,99%, em meio ao maior apetite por risco e indicadores da queda do desemprego no País.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O desemprego no Brasil caiu para 8,9% com a queda de 0,9 ponto percentual registrada no trimestre encerrado em agosto, em comparação com o período anterior, terminado em maio.

O movimento também foi influenciado pelos rumores de que Henrique Meirelles seria o ministro da Fazenda do candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva.

“Tivemos um dia de forte volatilidade na bolsa de valores brasileira, que se recuperou na parte da tarde, o que pode ter sido influenciado após relatos de que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles pode ser anunciado no cargo caso o ex-presidente Lula ganhe as eleições”, disse Cassiano Konig, sócio da GT Capital Investimentos.

A campanha de Lula acabou desmentido a notícia no final da tarde.

A alta das varejistas também foi impulsionada pelo bom humor do mercado nesta sexta.  Marcelo Oliveira, CFA e fundador da Quantzed, observa: “Não vejo essa alta muita relacionada com eleição. O indice ibovespa fechou em alta e acredito que seja uma precificação melhor do resultado da eleição. Uma eleição apertada eu acredito que seja positivo para o mercado, fazendo que, mesmo num caso de Lula na frente, traga nomes que o mercado goste para possíveis alianças e vitória no segundo turno. Isso levou uma assimetria mais positiva para a bolsa hoje.”

Por outro lado, ações de atacadistas figuraram na ponta negativa do Ibovespa nesta sexta, com Carrefour (CRFB3) em queda de 2,77%, Assaí (ASAI3) caindo 2,23% e Pão de Açúcar (PCAR3) em queda de 0,92%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Magazine Luiza está descontada, mas analistas rebaixam recomendação. Por quê?

A Genial Investimentos analisou o cenário macroeconômico para o setor de varejo e e-commerce para os próximos anos e a questão que surge é: está na hora de comprar Magazine Luiza (MGLU3)?

Os analistas alteraram a recomendação para as ações do Magazine Luiza, e rebaixaram os papéis para “manter”, similar ao neutro. O preço-alvo estimado para 2023 é de R$ 5,20, com potencial de valorização de 24% diante do preço de fechamento da terça-feira (27).

Os motivos que explicam a alteração na classificação são:

  • As lojas físicas ainda possuem uma produtividade abaixo do esperado, o que deve desfavorecer as margens da companhia;
  • Há desconto do papel, por parte da curva de juros, que não deve ser corrigido totalmente nos múltiplos históricos.

Neste segundo motivo, a Genial afirma que a correção não deve ocorrer em sua integridade pela assimetria de preço que o Magazine Luiza carrega sobre os outros dois principais players — Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) — pelo seu e-commerce.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião