Magazine Luiza (MGLU3) fecha parceria de investimentos em energia solar na Bahia

A empresa de geração solar GDSun anunciou a inauguração de uma usina de geração distribuída no município de Luís Eduardo Magalhães, Bahia. A usina em questão tem como foco atender a um acordo de autoprodução por arrendamento estabelecido com a varejista Magazine Luiza (MGLU3).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Com uma capacidade instalada de 3 megawatts-pico (MWp), a planta que é fruto de parceria entre a GDSun e o Magazine Luiza teve um investimento de R$ 17,6 milhões.

Este empreendimento marca a sexta usina operada pela GDSun em parceria com a varejista, aumentando o fornecimento total de energia para a varejista para 15.330 MWh por ano.

O CEO da GDSun, Arthur Sousa, disse ao jornal Valor Econômico que a nova usina deve suprir as necessidades de aproximadamente 50 lojas.

“A geração de energia solar tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, e reconhecemos que há um vasto espaço a ser conquistado no mercado de energia limpa. Nosso objetivo é impulsionar a transição da matriz energética de grandes empresas”, destacou.

Além dos benefícios para a sustentabilidade, o ganho financeiro é um dos principais atrativos da autoprodução, uma vez que a empresa parceira deixa de arcar com encargos que normalmente seriam repassados aos demais consumidores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vale ressaltar que a geração distribuída no Brasil recebe incentivos, uma vez que a sanção do marco legal da geração própria distribuída, em 2022, estabeleceu a isenção da cobrança da tarifa de uso da rede das distribuidoras – medida conhecida como TUSD – até 2045.

Magazine Luiza tem participação em 17 usinas

Atualmente, o Magazine Luiza investe em 17 usinas de energia solar, distribuídas por 11 estados, para abastecer suas 626 lojas.

Quando questionada pelo Valor sobre o número de unidades ainda sob regulação do mercado (atendidas pelas distribuidoras) e o consumo no mercado livre (onde os consumidores têm a liberdade de escolher seus fornecedores e estabelecer contratos com base em fonte, prazo e preço), o Magazine Luiza optou por não divulgar essas informações.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião