Magazine Luiza (MGLU3) aprova aumento de capital privado de R$ 1,25 bilhão; Goldman Sachs estima ‘maior flexibilidade financeira’

Em fato relevante divulgado na noite de domingo (28), o Magazine Luiza (MGLU3) informou que fará um aumento de capital no valor de até R$ 1,25 bilhão, em uma operação que envolve a família Trajano – controladora da varejista – e o BTG Pactual (BPAC11).

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Segundo o texto, a família Trajano entrará com R$ 1 bilhão e o BTG se comprometeu com o restante, ou seja, até R$ 250 milhões.

Ainda de acordo com o Magazine Luiza, o preço de emissão será de R$ 1,95 por ação, abaixo dos R$ 2,08 do fechamento da última sexta-feira (26).

Ao todo, serão emitidas entre 608.974.359 e 641.025.641 ações, o que fará o volume da capitalização ficar entre R$ 1,19 bilhão e R$ 1,25 bilhão. Haverá, também, direito de preferência para os acionistas atuais.

O Magalu informou que o aumento de capital tem por finalidade a aceleração dos investimentos em tecnologia – incluindo a expansão do Luizalabs, evolução de plataforma de marketplace, experiência do usuário e serviços de nuvem, publicidade e fintech – além da otimização da estrutura de capital da companhia.

No ano, as ações de Magazine Luiza sobem 1,46%, segundo dados do Status Invest.

Cotação MGLU3

Gráfico gerado em: 29/01/2024
1 Mês

Em relatório, analistas do Goldman Sachs (GSGI34) apontaram ver ‘mérito estratégico’ na transação, uma vez que deverá proporcionar à empresa maior flexibilidade financeira para investir em iniciativas-chave de crescimento e reduzir a alavancagem geral.

“Destacamos também que a transação proposta poderá reduzir a preocupação dos investidores quanto à possibilidade de uma oferta subsequente pesar no preço das ações. Além disso, vemos mérito no fato dos acionistas controladores terem garantido grande parte do aumento de capital (até 80% da colocação), pois demonstra sua confiança na estratégia traçada”, avaliaram os analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini.

O Goldman tem recomendação ‘neutra’ para as ações de Magazine Luiza, com preço-alvo a R$ 2,40.

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Magazine Luiza (MGLU3) anuncia mudanças na diretoria da empresa

O Magazine Luiza anunciou no último dia 15 de janeiro a nomeação da Vanessa Papini Rossini para o cargo de diretora adjunta de Relações com Investidores. Ela vai substituir Simon Olson, que, segundo o Magalu, “encerrou um longo ciclo de grandes contribuições na área de relações com investidores e de novos negócios”.

Segundo a varejista, a nova diretora adjunta de Relações com os Investidores do Magalu possui “sólida formação acadêmica”, graduada em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Finanças e Controladoria pela escola de negócios Saint Paul.

Vanessa Papini Rossini integrou a equipe do Magalu em 2011, como trainee na área de finanças, e ascendeu na organização, passando por diversos cargos na tesouraria corporativa até ocupar anteriormente a posição de Gerente Sênior de Relações com Investidores”, comentou o Magazine Luiza em Fato Relevante divulgado hoje ao mercado.

“O Magalu também agradece ao Simon Olson pela dedicação e pelas contribuições significativas para o
desenvolvimento do ecossistema do Magalu. Simon esteve no cargo de Diretor Adjunto de Relações
com Investidores e Novos Negócios por sete anos, período em que liderou três ofertas subsequentes
de ações e teve um papel fundamental em mais de 20 aquisições e parcerias estratégicas”, complementa o comunicado do Magazine Luiza.

Reportagem do Brazil Jornal informa que a diretoria do Magazine Luiza teve mais uma mudança – não divulgada pela empresa. Celia Goldstein, que trabalhou na Amazon, Spotify e Meta (M1TA34), vai comandar a área de ads. O Brazil Journal completa dizendo que Eduardo Galanternick, VP de negócios do Magalu, será substituído por Celia. Ela irá responder a ele.

A nova executiva do Magazine Luiza integrou a área de ads da Amazon no Brasil, desde 2020, e do Spotify, de 2015 a 2020. A executiva trabalhou ainda na divisão de varejo do Facebook.

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Giovanni Porfírio Jacomino

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