Ex-Locaweb, LWSA (LWSA3) reverte lucro e registra prejuízo de R$ 45,1 milhões no 4T23

A LWSA (LWSA3), antes conhecida como Locaweb, reportou um prejuízo líquido de R$ 45,1 milhões no último trimestre de 2023, revertendo o lucro líquido de R$ 18,2 milhões registrado um ano antes. De acordo com critérios ajustados, a LWSA apresentou um lucro líquido de R$ 53,2 milhões, sofrendo uma queda de 12,4% em relação aos R$ 60,8 milhões do ano anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Durante o período de outubro a dezembro, a receita da LWSA aumentou 14,8% em comparação ao ano anterior, totalizando R$ 347,3 milhões.

No setor de comércio eletrônico (e-commerce), a receita avançou 18,2%, atingindo R$ 243,4 milhões, enquanto na área de software como serviço (BeOnline/SaaS), responsável pela hospedagem de sites, domínios e marketing digital, a receita registrou um aumento de 1,5%, alcançando R$ 404 milhões.

O Ebitda da LWSA no 4T23 (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 62,2 milhões, representando um aumento anual de 39%. A margem Ebitda aumentou de 14,8% para 17,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

LWSA: dívida líquida é reduzida, mas despesas operacionais atrapalham

A dívida líquida da LWSA diminuiu 17,9%, atingindo R$ 1,19 bilhão. Enquanto isso, os custos e despesas operacionais totais aumentaram 10,4%, alcançando R$ 314,9 milhões.

No acumulado de 2023, a LWSA registrou um prejuízo de R$ 73,7 milhões, em comparação ao lucro líquido de R$ 28,3 milhões do ano anterior. A receita aumentou 13,9%, totalizando R$ 1,29 bilhão, e o Ebitda cresceu 37,8%, atingindo R$ 204,6 milhões.

Em fevereiro deste ano, a LWSA completou quatro anos desde a abertura de capital e diz que este é o momento adequado para analisar as diferentes fases estratégicas pelas quais a companhia passou, bem como o que espera para os próximos anos.

“Até 2020, éramos uma companhia predominantemente do segmento de hospedagem que, apesar da ótima rentabilidade desse segmento, o crescimento seguia em ritmo moderado. Tínhamos, também, um segmento de e-commerce, ainda embrionário e menos relevante dentro do grupo, com alto crescimento e boa rentabilidade”, analisa a LWSA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Murilo Melo

Compartilhe sua opinião