Governo Lula estuda facilitar acesso à energia solar; saiba mais

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda facilitar o acesso da população, especialmente das famílias mais pobres, à energia solar. Segundo informações divulgadas nesta sexta (6), a proposta, apresentada à equipe do governo petista, foi bem recebida.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, essa iniciativa sobre energia solar foi apresentada pelo grupo de transição ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em reunião nesta semana. A ideia engloba a geração distribuída, quando o consumidor produz a própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, com foco nos painéis fotovoltaicos residenciais.

Essa sugestão foi incluída no relatório da equipe de transição como uma das medidas prioritárias do novo governo. O documento argumenta que esse programa visa permitir com que populações vulneráveis tenham acesso à energia renovável de baixo custo, e o prazo previsto para a implementação da ideia é de 100 dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Prioritariamente o programa deverá contemplar escolas e postos de saúde públicos, consumidores de baixa renda, daqueles atendidos pelo Minha Casa, Minha Vida; favelas e cortiços, populações tradicionais, agricultura familiar, população atingida por barragens e assentamentos de programas de reforma agrária”, destaca o documento.

O projeto ainda está em discussão e formularia diferentes modos para cada tipo de consumidor, seja com linhas de crédito com juros mais baixos e/ou outras fontes de financiamento. Porém, ainda não há um formato fechado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Energia solar no Brasil

Nos últimos anos, a geração distribuida cresceu exponencialmente no País, incentivada por descontos nos custos de distribuição e transmissão. Atualmente, a energia solar é a segunda maior fonte de matriz elétrica brasileira.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), desde 2012, a fonte solar já trouxe ao Brasil mais de R$ 120,8 bilhões em novos investimentos, gerou mais de 705 mil empregos e proporcionou R$ 38 bilhões em arrecadação para os cofres públicos.

Contudo, o alto custo para a implantação destes sistemas de energia solar impossibilita que grande parte da população tenha acesso a essa modalidade.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião