Luiz Cesar Fernandes, fundador do Pactual, está na UTI com Covid-19

O fundador dos bancos Garantia e Pactual – atual BTG Pactual (BPAC11) – , Luiz Cesar Fernandes, de 75 anos, está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do hospital Samaritano no Rio de Janeiro, contaminado pelo coronavírus. A informação foi publicada na coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-1.png

O empresário, famoso no mercado financeiro, foi um dos principais atores da bolsa de valores no Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Ele também é sócio da GRT Partners e tem participação em outros negócios.

Antes de criar o Pactual, um dos primeiros bancos de investimentos do Brasil, ele participou da fundação do Banco Garantia, que também teve como sócio Jorge Paulo Lemann.

Mas ele foi forçado a sair da sociedade para dar espaço para o crescimento de outros sócios, como Marcel Telles e Beto Sicupira.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Paulo Guedes era sócio de Luiz Cesar Fernandes

Foi então que surgiu o Pactual. Outra personalidade envolvida no surgimento do Pactual foi o atual ministro da economia, Paulo Guedes, que aceitou a proposta de Fernandes para montar o banco. Na instituição Guedes atuou como chefe executivo e chefe estrategista.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Em seus textos, Guedes apostava no fracasso do controle de preços e criticava a falta de ajuste fiscal para debelar a inflação, que atingia níveis inéditos em meados dos anos 1980.

Sua saída do Pactual ocorreu em meio a conflitos com sócios menores na época, como André Esteves. Depois disso, ele passou a se dedicar à propriedade rural Fazenda Marambaia, no Rio de Janeiro, que depois enfrentou problemas financeiros e questões judiciais. Ele deixou o local em 2018.

Covid provocou mais de 170 mil mortes

A doença sofrida pelo banqueiro já causou 179.801 mortes no Brasil desde o começo da pandemia.

Assim como Luiz Cesar Fernandes, em casos confirmados, desde o começo da pandemia 6.783.543 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião