Luiz Barsi abre a carteira para 2024: “Rico é quem se contenta com o que tem, eu sou pobre”

Com os investimentos baseados no ganho de dividendos, Luiz Barsi construiu um legado na bolsa brasileira como o seu maior investidor individual. Em live nesta segunda-feira (22), o investidor contou sobre as suas percepções para o ano e indicou onde investir.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Não estou otimista com o resultado das empresas para 2024. O nosso governo tem uma necessidade muito grande de recursos e ele vai buscar nos tributos”, afirmou Barsi em live.

Apesar da visão negativa, a principal estratégia de Barsi segue baseada no value investing, ou seja, investir em valor. Ao selecionar empresas que considera promissoras, com boa estrutura e organização, aos 84 anos o investidor ainda defende o buy and hold, equivalente a comprar uma ação e segurá-la na carteira com o foco nos dividendos que a empresa vai distribuir no longo prazo.

O investidor experiente contou que de 2023 para 2024, fez algumas substituições na sua carteira, retirando papéis como Ultrapar (UGPA3), Eletrobras (ELET3), Sabesp (SBSP3), Itaúsa (ITSA3) e BB Seguridade (BBSE3) – que estavam pagando dividendos “pífios” ou sendo vendidas a preços que ele não acredita estar certo, explica Barsi.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Quais ações Luiz Barsi adicionou em sua carteira?

Segundo conta o investidor, suas movimentações mais recentes incluíram a adesão de duas novas companhias em seu portfólio de investimentos. Elas são:

  • Caixa Seguridade (CXSE3);
  • Auren (AURE3).

Caixa Seguridade (CXSE3) é uma das apostas de Barsi para 2024

Sobre esta nova aquisição, Luiz Barsi argumenta que o setor de seguros é atrativo. Apesar de preferir adquirir os papéis em queda, ele conta que acabou comprando a ação no valor que estava sendo negociado à mercado, mesmo com valorização.

“Ela [a Caixa Seguridade (CXSE3)] está performando bem, os resultados trimestrais que acompanho estão evoluindo bem”, avalia.

Auren (AURE3) deve continuar pagando bons dividendos

Outra companhia que o investidor destaca é a geradora de energia renovável Auren Energia (AURE3), que foi destaque entre os dividendos do ano.

“Fiz uma posição boa também. Em 2023, a Auren (AURE3) deu R$ 3,00 em dividendos, mais de 20%.”

Por que Barsi acha que é pobre?

Ainda na entrevista, Barsi explicou porque se considerava pobre.

“Cada um de nós tem um conceito de riqueza. O meu é o seguinte: rico é aquele que se contenta com o que tem. Eu sou pobre. Porque se eu me contentasse com o que tinha, não chegaria aonde cheguei”, afirma Luiz Barsi, o maior investidor individual da bolsa brasileira.

Na filosofia do investidor, não existe número para se basear. “Você tem que exorcizar o patrimônio. Acredito que um dia minha carteira vai voltar aonde já esteve, porque o mercado ainda vai subir”, explica Luiz Barsi. “Eu compro a ação para receber os dividendos, e torço para ela cair, porque aí eu compro mais.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião