Itaú BBA quer retomar cobertura da Locaweb (LWSA3); mas ações fecham em forte queda

O Itaú BBA falou com o CEO e CFO da Locaweb (LWSA3) no início da semana. Uma hora de conversa “valeu mais do que um mês”, rendendo novo relatório sobre a fintech e desejo de reiniciar cobertura do ativo pelos analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

O relatório coincidiu com um dia ruim dos papéis da Locaweb na Bolsa.  A empresa fechou em forte baixa nesta sexta (19). A queda tem relação com a alta dos juros futuros e com a aversão ao risco, que impactam ações de setores mais sensíveis a esse cenário – o que inclui as de tech, varejo e construtoras.

Segundo o time, a conversa  com os executivos foi “muito interessante, abordando novas informações sobre a história da Locaweb, modelo de negócio e estratégia”.

“Enfim, foi uma conversa muito legal. Mal podemos esperar para reiniciar a cobertura e seguir esta história por muitos anos”, disse o Itaú BBA.

A Locaweb é hoje líder em hospedagem de sites no País e se vê como um “ecossistema para as empresas de comércio eletrônico prosperarem”.

Na visão do Itaú BBA, a Locaweb está comprometida com a lucratividade desde seus primeiros dias e segue assim, com baixa rotatividade entre os fundadores.

O banco de investimentos destacou que a Locaweb possui uma operação end-to-end (ponta a ponta) que abrange toda a operação de trabalho de seus clientes, indo desde a geração de leads até o pagamento e a entrega dos produtos ou serviços.

Esse modelo foi resultado de uma estratégia de M&As (fusões e aquisições) que começou 10 anos atrás, e que agora garante um LTV (lifetime value)/CAC em cerca de 12 vezes. Esse indicador calcula a relação entre o valor da vida útil de um cliente e o custo de aquisição desse cliente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Ou seja, os clientes estão gerando 12 vezes mais do que o quanto custou adquiri-los. Além disso, os analistas elogiaram o churn (perda de clientes) baixo da Locaweb, com 95% de falência das empresas.

O modelo de vendas da Locaweb é “muito eficiente”, na avaliação dos analistas, Thiago Alves Kapulskis e Cristian Faria, com cerca de 95% das vendas acontecendo online.

O BBA comparou a Locaweb com a PagSeguro, que possui um produto bastante padronizado e aderência de clientes rápida e por conta própria. Um exemplo disso é a Escola de E-commerce da Locaweb, que oferece treinamento para vendedores e que contribui com 50% da implementação de clientes para a fintech.

Adicionalmente, o banco de investimentos observa que a Locaweb é muito aberta a terceiros. “Essa mentalidade permite que ela faça algo muito semelhante ao que Satya Nadella vem fazendo na MSFT desde 2014 (uma mudança fundamental por trás do sucesso da big tech, em nossa opinião)”, pontuou.

A Locaweb tem hoje mais de 700 integrações de API, interface que permite a comunicação e conexão entre programas distintos, que entrega mais facilidade para o cliente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião