Satya Nadella Satya Nadella

Satya Nadella

Perfil de Satya Nadella
Idade 54
Nome Completo Satya Narayana Nadella
Nascimento 19/08/1967
Local de Nascimento Hyderabad, Telangana, Índia
Filhos 3
Nacionalidade Indiano
Formação Engenheiro
Ocupação Executivo
Estado Civil Casado
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Satya Nadella

Quem é Satya Nadella

Satya Nadella é CEO da Microsoft, desde 2014, quando substituiu Steve Ballmer no cargo. Antes de assumir como CEO, foi vice-presidente da empresa.

O executivo Satya Nadella é indiano, porém se mudou para os Estados Unidos. Em 1992, ele começou a trabalhar para na Microsoft. Ao longo dos anos, sua importância foi crescendo na companhia até ele assumir o cargo de CEO.

Assim, ao entrar para essa posição, liderou a empresa em diversos projetos que se mostraram importantes, como o investimento na computação em nuvem, o maior foco em soluções de infraestrutura e outros.

Em 2017, Satya Nadella lançou o livro Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft ‘s soul and imagine a better future for everyone (sem tradução para o português).

O salário anual de Nadella em seu cargo de CEO da big tech criada por Bill Gates foi estimado em U$200 milhões em 2021.

Biografia de Satya Nadella

Satya Nadella
Foto: Divulgação/Microsoft

Nadella nasceu em Hyderabad, em Telangana, na Índia. Em sua infância estudou na Hyderabad Public School.

É formado em engenharia pela Manipal Institute of Technology, instituto da Mangalore University. Concluiu o curso em 1988.

Ao se formar, mudou-se para os Estados Unidos para estudar em um MBA em ciência da computação na Universidade do Wisconsin–Milwaukee. Depois, fez um MBA na escola de negócios da University of Chicago.

Satya Nadella disse certa vez que escolheu a carreira na informática por gostar de gostar construir coisas.

Terminou o segundo MBA em 1990 e começou a trabalhar na Sun Microsystems. Dois anos depois, juntou-se ao time da Microsoft.

Na empresa, ocupou diversos postos como a vice-presidência de Cloud and Enterprise; a vice-presidência corporativa de soluções de negócios e grupo de plataformas de pesquisa e publicidade; e a vice-presidência da divisão de negócios, entre outros.

Satya Nadella e a Microsoft

Satya Nadella iniciou seus trabalhos na Microsoft em 1992.

Na empresa, Nadella liderou diversos projetos, sendo, inclusive, um dos responsáveis por implementar uma das maiores redes de computação em nuvem do mundo. Hoje, a Microsoft possui uma das mais famosas aplicações de nuvem, o OneDrive.

Nadella ainda viria a ocupar diversos cargos na Microsoft de vice-presidência nas áreas de pesquisa e publicidade, negócios, entre outras.

Em 2011 conquistou o cargo de presidente da divisão de servidores e ferramentas. Nesse último posto, permaneceu até 2014.

Em 2014, John W. Thompson foi nomeado presidente da Microsoft, e após a aposentadoria de Ballmer, foi o responsável por liderar a busca do novo CEO dessa gigante da tecnologia.

Ainda em 2014, foi promovido a CEO. Nadella é a terceira pessoa a ocupar a vaga de CEO da Microsoft. Antes o CEO era Steve Ballmer, que sucedeu Bill Gates.

Na Microsoft, Satya Nadella foi responsável por liderar vários projetos que incluíram a mudança para a computação em nuvem e o desenvolvimento de uma das maiores infra estruturas nesta área do mundo.

A Microsoft, sob a gestão de Nadella, também criou relações com grupos rivais, como Linux. Coordenou a aquisição de outras empresas também, como a Mojang (sueca que produz games como Minecraft).

As diversas decisões acertadas que tomou também aumentaram o valor das ações da Microsoft, que não viam uma valorização expressiva em anos.

Essa busca levou a Satya Nadella, que foi selecionado para o cargo que ocupa até hoje, destacando-se como o CEO de uma das maiores empresas do mundo.

Livros de Satya Nadella

Satya Nadella
Foto: Divulgação/Microsoft

Em 2017, o executivo publicou o livro Hit Refresh: The quest to rediscover Microsoft ‘s soul and imagine a better future for everyone.

Os lucros do livro foram destinados para a fundação filantrópica da Microsoft e outras organizações sem fins lucrativos. Além da Microsoft, o executivo também tem um posto entre os conselheiros da Starbucks.

Entre os hobbies de Satya Nadella estão a paixão pela poesia e pelo críquete.

Ler mais

Perfis Relacionados a Satya Nadella

Compartilhe sua opinião