Acesso Rápido

    Os 10 melhores livros sobre investimento em 2022: lista atualizada

    Os 10 melhores livros sobre investimento em 2022: lista atualizada

    Com a virada do ano, muitos investidores traçam novas metas, principalmente com relação às finanças pessoais. E para conseguir atingir os objetivos financeiros planejados, uma dica é ler e estudar os melhores livros sobre investimento em 2022.

    Os melhores livros sobre investimento em 2022 ajudarão o investidor não só a organizar suas finanças, mas também irão ensinar as melhores estratégias de alocação de recursos para o próximo ano. Por isso, não há como deixar de conferir a lista dos livros selecionados.

    Melhores livros de investimento em 2022

    No universo dos investimentos, é fundamental que o investidor crie uma rotina de aprendizado contínuo por meio da leitura de bons livros de investimentos. E para saber por onde começar, vale conferir a lista dos melhores livros de investimento em 2022.

    Antes de apresentá-los, vale ressaltar que criar uma rotina diária de leitura vai fazer com que o indivíduo tenha uma evolução significativa como investidor ao longo dos anos. Neste sentido, alguns dos motivos e benefícios para ler livros sobre investimentos são:

    • Organizar as finanças pessoais;
    • Entender melhor sobre os tipos de investimento;
    • Conhecer novas filosofias de investimento;
    • Amadurecer como investidor;
    • Compreender os erros mais comuns dos investidores;
    • Melhorar a capacidade de analisar os ativos.

    Considerando todas essas vantagens, é fundamental conferir a lista dos melhores livros de investimento para o próximo ano.

    Lista dos 10 melhores livros sobre investimento em 2022

    Para ter conteúdo de sobra, foi elaborada uma lista dos 10 melhores livros de investimento em 2022. Assim, o investidor terá pouco mais de um mês para finalizar a leitura de cada um deles.

    Abaixo, um pouco mais sobre cada uma das obras selecionadas:

    Faça Fortuna Com Ações

    A primeira obra da lista dos 10 melhores livros sobre investimento em 2022 é o “Faça Fortuna com Ações, Antes que seja Tarde”. Lançado em 1992, o livro foi escrito pelo conhecido investidor brasileiro Décio Bazin.

    O livro de Décio trata sobre o passado da bolsa de valores do Brasil, a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e dos dias gloriosos dos pregões. Em um cenário que a gritaria imperava nos pregões viva voz, Bazin oferece uma abordagem racional e desapaixonada para a seleção de empresas.

    Com uma linguagem bastante acessível para qualquer investidor, inclusive os iniciantes, Décio apresenta sua bem-sucedida estratégia de investimento: investir em ações de empresas pagadoras de dividendos.

    Para comprovar o sucesso da metodologia de aportes focados em dividendos de empresas, o autor faz diversas simulações de carteiras. Assim, é possível compreender melhor o racional por trás do investimento em proventos e verificar o desempenho por trás dessa estratégia ao longo do tempo.

    Fora da Curva

    10 Melhores livros sobre investimento em 2022

    O segundo livro da seleção é o “Fora da curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil – e o que você pode aprender com eles”, organizado pelo investidor Florian Bartunek. Com uma escrita fácil, o livro possui o objetivo de apresentar aos leitores  temas e posicionamentos relevantes, além de posições e opiniões sobre assuntos do mercado.

    A vantagem é que os assuntos são abordados por aqueles que entendem. Nesse sentido, há a participação de diversos investidores que atuam há anos no mercado de capitais brasileiro. Entre eles, André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, entre outros.

    Os investidores e colaboradores da obra falam de maneira rápida sobre seus sucessos e também dos fracassos. Isto é muito valioso para quem está no início, visto que melhor do que aprender com os próprios erros é aprender com o erro de outras pessoas.

    De Zero a Um

    A terceira obra da seleção dos melhores livros de investimentos de 2022 é o De Zero a Um”, de Peter Thiel, um dos maiores investidores de startups. O livro trata de assunto diversos, abordando tópicos que deram certo e errado no mundo atual, analisando o passado e dando dicas para o futuro.

    Apesar de ser um livro voltado para o investimento em startups, a obra pode ser aproveitada por qualquer investidor. Isso porque poucos livros retratam tão bem a importância das empresas buscarem vantagens competitivas que as diferenciam da concorrência.

    Finanças Corporativas

    Outro livro que não poderia ficar fora da lista é o “Finanças Corporativas – Teoria e Prática”, do investidor e professor Aswath Damodaran, também conhecido como o mestre do valuation de empresas.

    Este livro trata dos aspectos técnicos das finanças corporativas, como análise de balanço e precificação de ativos. Geralmente, as finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área reivindique responsabilidade sobre ela.

    O autor fala dos princípios financeiros analisando empresas reais, com problemas reais e com o foco na aplicação de teorias complexas e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos.

    Por isso, essa é uma excelente opção de livro para aqueles que desejam aprender mais sobre aspectos mais teóricos dos investimentos. Contudo, é preciso ressaltar que este é um livro denso e exige um esforço maior para sua compreensão, não sendo indicado para iniciantes.

    Os Ensaios De Warren Buffett

    Mais uma obra selecionada na lista indicada é “Os Ensaios de Warren Buffett : Lições para Investidores e Administradores”, de Rui Tabakov. Sem dúvida, é um dos mais importantes para a leitura dos investidores.

    Para se ter uma ideia, certa vez, perguntaram a Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, qual o melhor livro sobre a trajetória dele. Buffett respondeu ser este livro, pois é um livro que não tem interpretações.

    Basicamente, a obra faz compilações direto das cartas de Buffett, sem margens para fugir do conteúdo original. É apenas um compilado das melhores ideias de Buffett, um exemplo de investidor, organizando-as por temas abordados.

    Bola De Neve

    O sexto livro da seleção dos melhores livros do mercado financeiro em 2022 é um pouco maior, mas que possui leitura leve e descontraída. É o “Bola De Neve”, escrito pela autora norte-americana Alice Schroeder.

    A obra é basicamente uma biografia da vida de Warren Buffett. O interessante é que o livro revela o lado humano do “Oráculo de Omaha”, mostrando como sua obstinação e seu talento foram sendo desenvolvidos desde a infância.

    Para quem deseja ser um investidor, e aprecia uma boa biografia, esse livro é indispensável. Sem tabelas e didática, mas desvenda o perfil, caráter, comportamentos e competências de um dos homens mais bem-sucedidos da história no mundo dos investimentos

    Sonho Grande

    Outro livro da seleção é “Sonho Grande”, da autora Cristiane Correa. Escrito por uma brasileira, ele é uma boa opção para quem pretende entender melhor como funciona o modelo de gestão do “trio de ferro” da Ambev (Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira).

    Baseado em meritocracia, redução de custos e simplicidade, aliados a uma atenção prioritária e especial aos clientes junto com a filosofia de pensar grande, esse modelo bem-sucedido de gestão extrapolou as barreiras geográficas brasileiras e conquistou nada mais nada menos que o mercado capitalista americano.

    Esse livro apresenta também os bastidores de várias aquisições feitas pelo grupo, assim como também mostra o surgimento da amizade e sociedade nos negócios do trio com Warren Buffett.

    O Investidor Inteligente

    Outra leitura indispensável para os investidores da bolsa de valores é “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham. Escrito pelo maior consultor de investimento do século XX, este livro ensina e inspira pessoas de todo o mundo.

    Inclusive, essa foi uma das primeiras leituras de Warren Buffett sobre investimentos, quando ainda era criança. Vale destacar que com os fatos apresentados no livro e com a experiência de Benjamin Graham já há muito consagrado, o leitor saberá evitar erros “fatais” ao entrar no mundo dos investimentos.

    Investindo Em Ações No Longo Prazo

    A penúltima obra indicada é “Investindo em Ações no Longo Prazo”, de Jeremy J. Siegel. Este é, sem dúvida, um dos livros mais importantes para aqueles que praticam a filosofia do buy and hold, já que demonstra o poder do investimento na bolsa no longo prazo.

    Recheado de evidências, pesquisas e análises apoiando suas ideias, o autor, Jeremy J. Siegel, traz dados e gráficos que auxiliam no entendimento de cada capítulo, tornando a leitura mais agradável e de melhor compreensão.

    Guia Suno Dividendos

    10 Melhores livros sobre investimento em 2022

    Por fim, mas não menos importante, a última obra dos melhores livros sobre dividendos e investimentos em 2022 é o “Guia Suno Dividendos”, de Tiago Reis e Jean Tosetto. Esta é uma leitura indispensável para aqueles que desejam entender mais sobre a estratégia baseada em dividendos, usada por investidores para garantir uma aposentadoria segura e confortável.

    Assim, a obra derruba mitos, explica como evitar riscos e, o mais importante, demonstra a filosofia por trás do conceito da Carteira Previdenciária, descrita por Décio Bazin em seu trabalho “Faça Fortuna com Ações” na década de 1970 e que ainda hoje é uma das melhores formas para o pequeno investidor – pessoa física – atingir sua independência financeira.

    E então, gostou da seleção dos melhores livros sobre investimento em 2022? Deixe abaixo seus comentários sobre as obras.

    Tiago Reis
    Compartilhe sua opinião
    1 comentário

    O seu email não será publicado. Nome e email são obrigatórios *

    • Dantas 25 de junho de 2020

      Muito bons ter essas informações. Sou apaixonado por logística ecomia e administração.

      Responder