Charlie Munger Charlie Munger

Charlie Munger

Perfil de Charlie Munger
Nome Completo Charles Thomas Munger
Nascimento 1 de janeiro de 1924
Local de Nascimento Omaha, Nebraska
Filhos 9
Nacionalidade Estadunidense
Formação Doutor em Jurisprudência, Harvard University
Ocupação Homem de negócios
Fortuna US$ 2,3 bilhões (2021)
Conhecido Como Charlie Munger
Estado Civil Viúvo

Biografia de Charlie Munger

Quem é Charlie Munger?

Charlie Munger é uma das grandes mentes do mercado financeiro do século XX. Ele é mais conhecido como o vice-presidente da maior máquina de juros compostos do mundo, a Berkshire Hathaway, Inc.

Aos seus 97 anos, Charlie Munger é reconhecido por não ser evasivo, sempre tratando dos assuntos de forma direta. Assim, oferece visões francas sobre os mercados financeiros globais, mesmo que em seus momentos mais críticos, sempre com muita sabedoria.

Discípulo de Benjamin Graham, ele é um dos investidores em valor mais respeitados do planeta. A fortuna de Charlie Munger encontra-se avaliada em US$ 2,3 bilhões. Ele considerado por muitos,  um dos maiores entendedores sobre psicologia e comportamentos na área de investimentos.

Biografia de Charlie Munger

Charlie Munger
Foto: Nick Webb

Charlie Munger nasceu em Omaha, Nebraska, em 1 de janeiro de 1924, tendo 9 filhos, sendo 7 deles e dois enteados. Charlie Munger é filho de Alfred Charles Munger, um advogado formado em Harvard, e Florence Munger, neto de Thomas Charles Munger.

Seu avô era juiz do Tribunal Distrital de Nebraska, nos Estados Unidos. Ela gostava de dar sermões à família sobre as virtudes de economizar dinheiro e evitar vícios como bares e jogos de azar.

O primeiro casamento de Munger, aos seus 21 anos, foi com Nancy Huggins Freeman. O casal teve três filhos juntos e se divorciaram em 1953. Nancy Freeman morreu em 22 de julho de 2002, aos 76 anos, por conta de um câncer.

Poucos anos após seu divórcio com Nancy Freeman, Charlie Munger casou-se com Nancy Barry em 1956, e seus dois filhos se tornaram enteados de Charlie Munger.

Eles permaneceram casados ​​até a morte de Nancy em 6 de fevereiro de 2010, aos 86 anos. Nancy Barry e Charlie Munger tiveram 4 filhos juntos, e um de seus filhos, chamado Teddy, foi diagnosticado com leucemia aos 8 anos.

Charlie pagou tudo com dinheiro do próprio bolso porque não tinha seguro saúde. Diariamente, ele levava Teddy ao hospital para exames, enquanto cuidava de seus outros dois filhos, no entanto,  aos 9 anos, Teddy faleceu.

Naquele momento da vida, Charlie Munger não tinha um casamento feliz, a falência financeira batia a sua porta e a perda de um dos filhos foi a gota final. Seria tentador desistir de tudo e recorrer aos vícios, mas Charlie não era esse tipo de pessoa, ele se reergueu e  continuou sua jornada.

Formação acadêmica

Charlie Munger
Foto: Reprodução/YouTube

Charlie Munger matriculou-se na Universidade de Michigan em 1941 para estudar matemática quando tinha 19 anos. Posteriormente acabou saindo em 1943 para se juntar ao US Army Air Corps. Enquanto servia no Exército, ele estudou na Caltech em Pasadena, Califórnia.

Charlie Munger estudou física e meteorologia, se tornando meteorologista e ganhando o posto de segundo-tenente, após obter uma pontuação elevada no Teste de Classificação Geral do Exército. 

Embora Munger tenha frequentado várias universidades, estudando em diversos cursos avançados, ele nunca obteve um diploma de graduação. Isso se tornou um problema quando ele tentou se matricular na Harvard Law School.

Todavia, como o pai de Munger havia frequentado a Universidade de Harvard para se tornar advogado, sendo um grande amigo de Roscue Pound, ex-reitor de Harvard, Munger foi admitido na Universidade de Harvard para estudar direito.

Durante seu tempo em Harvard, Munger se formou magna cum laude em Jurisprudência (JD), se formando em 1948 e se mudou para a Califórnia de modo a exercer a advocacia.

Trajetória profissional de Charlie Munger

Após se formar em Direito pela Universidade de Harvard, Munger Posteriormente, fundou seu próprio escritório de advocacia em Los Angeles. Esse escritório foi chamado de Munger, Tolles & Olson, voltado para o mercado imobiliário.

No entanto, em 1965, ele deixou Munger, Tolles & Olson para se concentrar em investimentos em tempo integral. Seus investimentos começaram a produzir uma taxa de retorno anual de mais de 20%. Esse valor era 4 vezes a taxa de juros média do mercado na época.

Durante todo esse tempo, Munger fez amizade com outro investidor de Omaha, que detinha uma estratégia de investimento focada, cuidadosa e com riscos muito bem calculados com visão de futuro esperada.

Desse modo, Charlie Munger se tornou o consultor do outro investidor, adquirindo um negócio têxtil em decadência como holding, a Berkshire Hathaway. Nesse local, seu peculiar amigo era nada menos que Warren Buffett.

Warren Buffett e Charlie Munger

Munger e Buffett se conheceram em Omaha, Nebraska, em 1959, em um jantar de boas-vindas de amigos no Johnny Café. Os dois foram  apresentados por um médico em Omaha presente na confraternização, que acreditava que os dois se dariam bem.

Após se conhecerem, Munger e Buffett começaram a falar regularmente, onde descobriram que Munger já havia trabalhado na mercearia do avô de Buffett quando eram adolescentes. Eles nunca se conheceram na época porque Munger era seis anos mais velho que Buffett.

Em 1978, ele foi nomeado vice-presidente da Berkshire Hathaway, onde ele e Buffett trabalhavam juntos desde então. Ele é frequentemente referido como sócio de Warren Buffett e seu o “braço direito”.

De 1984 a 2011, Munger atuou como CEO e presidente da Wesco Financial Corporation, uma subsidiária integral da Berkshire Hathaway. Por lá, atuou na categoria de seguros, aluguel de móveis e serviços de aço, ajudando a construir uma carteira de ações, avaliada atualmente em mais de US $6,4 bilhões.

Além de ser vice-presidente da Berkshire Hathaway, Munger era presidente do Daily Journal Corporation. Ela é uma editora e empresa de tecnologia americana com sede em Los Angeles e diretor da Costco Wholesale Corporation, uma empresa de varejo, sediada em Washington.

Em suma, durante todo esse tempo, os dois se tornaram bilionários e, ao mesmo tempo, transformaram a Berkshire Hathaway em uma gigante de investimentos, avaliada em US $658 bilhões.

Estratégia de investimento de Charlie Munger

A filosofia de investimento de Charlie Munger se concentra em minimizar o risco, reduzindo sua carteira de investimentos a um número concentrado de ações com as quais ele está muito familiarizado e garantindo que mantenha padrões de investimento altamente éticos.

Charlie Munger emitiu as seguintes declarações sobre por que mantém sua estratégia de investimento simples: “Ao permitir-nos entender melhor o que estamos fazendo, a simplicidade pode melhorar o desempenho” e “Se algo for muito difícil, recorremos a outro. O que pode ser mais fácil do que isso? Somos apaixonados por tornar as coisas simples.”

Apesar de as estratégias de investimento de Charlie Munger e Warren Buffett serem bastante similares, Munger enfatiza um elemento particular, o comportamento humano. Para ele, o comportamento de um investidor pode afetar o comportamento de outros investidores.

Em outras palavras, uma determinada notícia pode fazer com que milhões de investidores comprem ativos de um determinado setor e vendem de outro, o que pode resultar em uma extrema volatilidade do mercado.

Este é um efeito muito semelhante ao efeito bola de neve, no entanto, acontece através de um nível psicológico. Por essa razão, Munger sempre trouxe a racionalidade, foco e paciência na gestão de seus investimentos.

Reunião anual da Berkshire

Todos os anos, Warren Buffett e Charlie Munger se reúnem na reunião anual da Berkshire, que se tornou um dos maiores conglomerados do mundo, contando com a presença de alguns de seus acionistas, para poderem ouvir a  sabedoria da dupla.

Desse modo, a Berkshire Hathaway estabeleceu o padrão para reuniões anuais, que se tornou um dos eventos mais famosos no mercado financeiro. Além de definir os rumos da empresa para os próximos anos, a reunião serve para que os demais acionistas possam aprender com os investidores mais respeitados do mundo.

O encontro com Warren Buffett e Charlie Munger fornece diversos insights sobre empresas, mercados, economia, governança corporativa e diversos outros assuntos das duas lendas vivas dos investimentos. Além disso, é uma excelente oportunidade para fazer networking.

O que achou da trajetória de vida de Charlie Munger? Deixe nos comentários a parte que mais chamou sua atenção.

Ler mais

Perfis Relacionados a Charlie Munger

Compartilhe sua opinião