Locaweb (LWSA3) dispara quase 9% após aquisição da Bling

A Locaweb (LWSA3) avança 8,5% por volta das 10h10 nesta quinta-feira (22), após anunciar que fechou, em reunião do conselho de administração realizada ontem, a aquisição da Bling por R$ 524,3 milhões.

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A companhia gaúcha, fundada em 2009, atua no setor de sistema de gestão empresarial (ERP), fornecendo ferramentas para o gerenciamento de finanças, estoques e faturas, com foco no segmento de pequenas e médias empresas. A compra marca a entrada da Locaweb em uma nova área de atuação.

“É uma adição importante para aprimorar o ecossistema da Locaweb. Com ela, a empresa entra no negócio de sistemas de gestão, tornando seu portfólio ainda mais robusto”, afirmam os analistas Carlos Sequeira e Osni Carfi, do BTG Pactual.

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A Locaweb já vinha sinalizando que tinha interesse em disputar o mercado de sistemas de gestão. No começo do ano, a companhia travou com a Totvs (TOTS3), maior companhia brasileira do setor, uma batalha pela compra da RD Station, a qual perdeu.

Bling é maior aquisição já feita pela Locaweb

A Bling é a maior aquisição já feita pela Locaweb, que vem em uma sequência de compras. Apenas em 2021, cinco empresas já foram adquiridas: em fevereiro, a companhia comprou em uma tacada só a Credisfera e a Dooca Commerce, por cerca de R$ 26 milhões cada. Em janeiro, a Locaweb já havia comprado a ConnectPlug, por R$ 18 milhões.

A lista das cinco empresas é fechada pela PagCerto, compra anunciada também nesta quinta. A PagCerto trabalha com uma plataforma white label no segmento de subadquirência e de banking as a service e será incorporada pela Bling por um valor de R$ 6,8 milhões. Desde que realizou sua abertura de capital (IPO) na B3 (B3SA3), no começo do ano passado, a Locaweb comprou dez companhias.

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As novas aquisições são impulsionadas pelo follow on que a Locaweb finalizou em fevereiro, em que movimentou R$ 2,75 bilhões, dos quais R$ 2,2 bilhões devem ser utilizados na busca de novos ativos no mercado.

“Além da possibilidade de oferecer a plataforma para os mais de 400 mil clientes da Locaweb, o Bling continuará trabalhando de forma agnóstica, com novas integrações e atendendo as demandas de todo o mercado”, diz a companhia no comunicado.

Além disso, a Locaweb informou também que a Bling viu sua base de clientes crescer 62% nos últimos doze meses e que a receita anual recorrente da companhia foi de R$ 60 milhões em 2020, saltando 79%.

A empresa seguirá na Bling a política que vem adotando nas demais aquisições e manterá o atual diretor-executivo (CEO) da companhia, Antônio Nodari, à frente dos negócios. O time da Bling também será mantido.

Além dos R$ 524,3 milhões, a compra da Bling pela Locaweb conta ainda com a possibilidade de um earnout a ser pago aos acionistas da empresa adquirida, a depender do alcance de algumas metas financeiras referentes à receita operacional líquida, a serem avaliadas no fim de 2022 e 2023.

Para o BTG Pactual, o múltiplo, de 8,7 vezes a relação entre valor de mercado e vendas, pode parecer alto, levando em conta as demais compras feitas pela Locaweb, mas não é ao se considerar o crescimento recente da companhia adquirida.

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Vitor Azevedo

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