Locaweb (LWSA3) analisou 1,9 mil startups e comprou 10

A Locaweb (LWSA3) analisou mais de 1,9 mil empresas com soluções variadas e, desde fevereiro do ano passado a companhia já fez dez aquisições de startups. Segundo o presidente do grupo, Fernando Cirne, o objetivo é “enriquecer o ecossistema de e-commerce, entrar em novos mercados e fazer a consolidação do segmento”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Mas depois de avaliar tantos negócios, o presidente da Locaweb afirma que comprar uma empresa não é trivial. “Há muita startup boa, mas também há muitas sem gabarito”, diz. Além disso, as compras seguem critérios: as startups precisam ter um produto maduro, receitas e os fundadores têm de continuar na empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Não queremos só empilhar receitas. Compramos startups que se encaixam no nosso ecossistema e que podem ser aceleradas no grupo.” Cirne destaca que a companhia tem procurado conciliar trabalhos internos com aquisições. “Se é algo que o mercado ainda não tem, há tempo para podermos desenvolver. Mas se já existe, vamos comprar e incorporar.”

Locaweb busca produtos consolidados e ‘pessoas brilhantes’ em aquisições

Mesmo depois de preencher o pipeline de aquisições, a Locaweb ainda quer mais. O objetivo da companhia é comprar empresas que tenham produtos consolidados e de qualidade, além de serem dirigidas por pessoas brilhantes. “Precisamos de times brilhantes e que queiram ficar conosco no longo prazo”, afirma o CFO Rafael Chamas.

Desde sua chegada à Bolsa, a Locaweb acumula 10 aquisições, entregando o que prometia antes da abertura de capital. Mesmo em um período de fortes investimentos, a companhia conseguiu ampliar sua receita líquida em mais de 50% no primeiro trimestre deste ano. Em entrevista ao SUNO Notícias, o executivo disse que isso mostra que as compras não são impeditivo para um crescimento acelerado com lucratividade.

Em especial, ele chama atenção para o desenvolvimento do e-commerce, onde as operações da empresa avançaram 186% em 12 meses. O mercado-alvo da líder de hospedagem de sites no Brasil, as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), é pouquíssimo penetrado neste segmento, na visão da Locaweb.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião