Latam deve anunciar novo plano de reestruturação e esquivar de compra da Azul (AZUL4)

A Latam está mais próxima de sair da recuperação judicial com o apoio de alguns credores em meio à ofertas de aquisição que as quais a companhia mantém postura evasiva – prorrogando o cronograma de aquisição com a postergação dos seus planos.

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Segundo fontes ouvidas pelo jornal Valor Econômico, a chilena está próxima de fechar um acordo de reestruturação com alguns dos credores e acionistas, que seria embasada em uma venda de ações da companhia como forma de capitalizar a recuperação da Latam.

Se aprovado, o plano da Latam afastaria as propostas da Azul (AZUL4), que planeja uma fusão ou joint venture para o primeiro semestre de 2022, conforme reportado pelo Suno Notícias.

A Azul busca concordância dos detentores de títulos de dívida da Latam para uma alternativa de reestruturação que se baseie na premissa de uma fusão.

Já, ao Valor, um representante da Latam disse que a empresa pretende apresentar formalmente até sexta-feira (26) seu plano de reorganização, desenvolvido com os credores e acionistas.

“Acreditamos que ele representa um caminho a seguir forte e equitativo, que deixará a Latam em posição para ser bem-sucedida durante muito tempo”, disse o representante da companhia.

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O imbróglio com a Latam dura meses e, qualquer plano formal de reestruturação precisará ser aprovado pelo Tribunal de Falências dos Estados Unidos em Nova York, onde a companhia entrou com pedido de recuperação judicial para se proteger dos credores no ano de 2020.

A Latam negocia uma proposta de aumento de capital com um grupo de credores não garantidos liderado por Sixth Street Partners, SVPGlobal e Sculptor Capital Management, que detêm mais de US$ 4 bilhões em ações contra a empresa, segundo fontes a par do assunto.

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Latam teve financiamento de US$ 750 milhões

Recentemente a companhia aérea conseguiu novo financiamento de US$ 750 milhões, em condições de crédito mais competitivas que anteriores. Mas a empresa ainda deve seguir em situação delicada por causa da demanda baixa por passagens aéreas.

A Latam obteve autorização, no Chapter 11 da lei de falências dos EUA, para contratação de um empréstimo do tipo debtor-in-possession (DIP), modalidade voltada para empresas em recuperação judicial.

O empréstimo anunciado ontem veio de um grupo de financiadores formado, entre outros, pela Oaktree Capital Management e pela Apollo Management Holdings. A incorporação dos recursos à recuperação ainda depende de aprovação da Justiça de Nova York.

“Temos recebido várias ofertas de investidores que manifestaram interesse em se juntar a nós em nosso processo do Chapter 11. Essa proposta nos permitirá acessar melhores condições de financiamento, gerando importantes economias de custos e beneficiando os nossos credores e a Latam”, afirmou, em comunicado, o vice-presidente de Finanças do grupo, Ramiro Alfonsín.

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Eduardo Vargas

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