José Safra, banqueiro mais rico do mundo, morre aos 82 anos

José Safra, banqueiro mais rico do mundo, morreu hoje, aos 82 anos. Com uma fortuna avaliada em R$ 119,08 bilhões, José era filho do fundador do Banco Safra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Segundo comunicado divulgado pela instituição, José Safra morreu de causas naturais.

Safra nasceu em 1938 em Beirute, no Líbano, e mudou para o Brasil nos anos 1960. Em 1969, ele se casou com Vicky Sarfaty, com quem teve quatro filhos e 14 netos.

Descendente de uma família de banqueiros, José Safra trabalhou desde cedo no banco do seu pai, Jacob Safra, que fundou o Banco Safra.

Quando adolescente, ele apenas acompanhava o dia a dia de trabalho do pai, atuando como mensageiro.

Atualmente, o Safra é a quarta maior instituição financeira privada do Brasil. Assim como o pai, José Safra era conhecido no mercado por sua aversão a riscos e pela preocupação em assegurar a liquidez do banco.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

José deixou o comando do banco para seus filhos ainda aos 82 anos, e passando mais tempo em  sua mansão com mais de cem cômodos no bairro do Morumbi, na capital paulista.

O banqueiro também ficou conhecido o meio filantrópico com doações para museus, creches hospitais e templos religiosos.

Fortuna de José Safra desbancou Jorge Paulo Lemann

A sua fortuna supera a de qualquer brasileiro. Em setembro de 2020, ele desbancou o empresário Jorge Paulo Lemann na nova lista de maiores bilionários brasileiros publicada pela revista “Forbes”.

De acordo com o comunicado divulgado hoje, apesar da riqueza, ele viveu uma vida “simples e reservada, sem ostentação, e longe da exposição geral.” Ao longo da vida, foram raras as entrevistas concedidas por ele.

Além disso, José Safra dizia ter orgulho da cidadania brasileira e era torcedor do Corinthians.

 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Confira a nota divulgada hoje:

José Safra morreu de causas naturais
José Safra morreu de causas naturais

O fundador do banco, Jacob Safra, faleceu em 1963, deixando os filhos José e Moise a cargo da instituição. Nos anos 1970, eles passaram a comprar outras instituições financeiras, entre as quais o Banco das Indústrias.

O irmão mais velho, Edmond, foi para a Suíça e depois para os Estados Unidos, onde depois fundou os bancos Trade Development Bank e o Republic National Bank of New York. Seu final foi trágico: ele morreu em um incêndio criminoso, após ter sido diagnosticado com Mal de Parkinson.

No início dos anos 2000, José tinha a intenção de comprar a participação do seu irmão Moise no Safra. Diante da recusa, ele decidou criar um banco de nome parecido, o J.Safra, em frente à sede do banco da família.

A briga terminou em 2006, quando Moise aceitou vender sua parte para José Safra. Ele faleceu em 2014.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião