JBS (JBSS32) mira aquisições na Europa, diz Wesley Batista
|
A JBS (JBSS32), maior empresa de carnes do mundo, está de olho no mercado europeu para expandir seus negócios. O acionista controlador Wesley Batista afirmou nesta terça-feira (16) que a região é vista como “fragmentada” e, por isso, repleta de oportunidades de aquisição.

Batista participou de um evento transmitido ao vivo, no qual respondeu a perguntas ao lado de Marcos Molina, controlador das rivais Marfrig e BRF. Os executivos destacaram o papel dominante das companhias brasileiras no comércio global de proteínas.
Questionado sobre a possibilidade de novas operações, Batista foi direto: “Sem dúvida. Tem um monte de oportunidades na Europa e em outros países”.
JBS avalia expansão no mercado europeu
A listagem da JBS em Nova York, realizada no início deste ano, ampliou o acesso da companhia a investidores internacionais.
A estratégia, segundo Batista, reduz o custo de capital e fortalece a competitividade frente a concorrentes como a Tyson, nos Estados Unidos, e empresas brasileiras listadas em bolsa, como a Minerva.
Apesar do espaço para aquisições na Europa, Batista descartou movimentos semelhantes nos Estados Unidos e no Brasil.
De acordo com ele, autoridades antitruste não permitiriam novas compras devido à participação já elevada da JBS nos segmentos de boi, porco e frango.
“No boi, porco e frango, eu não posso fazer aquisição nenhuma mais, pois nós temos ao redor de 20% a 25% do mercado norte-americano das três proteínas”, afirmou. Ele acrescentou que a situação é parecida no Brasil, o que limita as opções de expansão por meio de aquisições locais.