JBS (JBSS3) investe em caminhões 100% elétricos para reduzir emissões

A JBS (JBSS3) divulgou na última terça-feira (26) que criou a No Carbon, empresa especializada em locação de caminhões 100% elétricos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com a nota da companhia, a estratégia está alinhada ao “compromisso de ser Net Zero até 2040″. Desta forma, a No Carbon fará parte da JBS Novos Negócios e será responsável pela gestão de uma frota de caminhões frigoríficos movidos a energia elétrica.

Além da própria JBS, a nova empresa também vai atender as operações logísticas de distribuição de produtos de Friboi, Seara e Swift.

A nova empresa da JBS já possui uma frota de 31 Veículos Urbanos de Carga (VUC) elétricos, que cobrem as regiões dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

“A expectativa é de expandir essa frota no médio prazo, com a possibilidade de abrir a locação de veículos de carga elétricos para outros players do mercado com alta demanda por serviços logísticos, como redes varejistas e empresas de e-commerce”, afirma a companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Com a No Carbon, a JBS cria um negócio que irá trazer escala à utilização de caminhões elétricos no transporte de cargas no Brasil, um país com elevada dependência do modal rodoviário na área logística. Além disso, a nova frente representa a abertura de um campo com grande potencial de crescimento e colabora com o objetivo da empresa de trabalhar de maneira cada vez mais sustentável”, diz Susana Martins Carvalho, diretora executiva na JBS Novos Negócios.

Impacto ambiental

A JBS destacou que o tipo de caminhão utilizado pela No Carbon é equipado com baús frigoríficos transportando, simultaneamente, produtos resfriados e congelados e com capacidade de até quatro toneladas de carga.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Além disso, a companhia ressalta que o novo modelo é ideal para distribuição em centros urbanos, por conta dos pontos de recarga. Estes estarão disponíveis nos centros de distribuição das marcas, e a autonomia do veículo (com o baú) é de até 150 quilômetros.

“Com isso, a JBS irá contribuir para melhorar a qualidade do ar nas principais cidades brasileiras no médio e longo prazo”, afirma.

Cada veículo elétrico é capaz de evitar a poluição de aproximadamente 30 toneladas de gás carbônico (CO2) equivalente, por ano. Com isso, a No Carbon irá impactar diretamente as emissões de CO2 do chamado escopo 3 da JBS.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Outro ponto do novo negócio é a vantagem de baixo custo de operação e manutenção. “O caminhão não possui, por exemplo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que fazem a manutenção de um veículo convencional custar até seis vezes mais do que o modelo elétrico”, aponta o texto da empresa.

Cotação da JBS

As ações da JBS (JBSS3) encerraram esta quarta-feira (27) em alta de 3,78%, a R$ 39,03. No ano, acumula ganhos de 7,37%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião