Jack Ma, fundador do Alibaba, reaparece após quase quatro meses

Jack Ma, fundador do Alibaba Group, reapareceu na madrugada desta quarta-feira (19), na China. Fora dos olhares públicos desde outubro de 2020, ele participou de uma videoconferência com cerca de 100 professores rurais. A notícia foi dada pela mídia do governo local.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A reunião fez parte da cerimônia de premiação anual da Jack Ma Foundation para professores rurais, evento que acontece desde 2015 e que conta com a participação de docentes de todo o país.

Jack Ma não teria explicado o motivo do sumiço. Ao final do encontro, afirmou que se encontrará pessoalmente com todos assim que a pandemia de covid-19 acabar. As informações foram divulgadas pelo Tianmu News, site de notícias da província de Zhejiang, onde fica a sede do Alibaba.

As ações da empresa fecharam em alta de 8,5% na bolsa de Hong Kong depois da aparição do executivo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Seu desaparecimento aconteceu em meio a uma enorme pressão sob seus negócios. Sua última aparição pública antes da reunião com professores foi uma semana antes da oferta pública inicial de ações (IPO) do braço financeiro do Alibaba, o Ant Group, que não aconteceu

Negócios de Jack Ma estão sendo pressionados pelas autoridades chinesas

O Ant Group foi proibido pelas autoridades chinesas de ir à bolsa de valores e de realizar a maior abertura de capital  do mundo na véspera de sua estreia. A acusação, então, foi que de que a empresa está afastando rivais e prejudicando os direitos do consumidor na China.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Já o Alibaba, empresa mais conhecida da qual Jack Ma é dono, vem sendo investigado por ter comportamento de monopólio. Segundo o The Wall Street Journal, o governo de Pequim estaria, inclusive, tentando encolher o império do bilionário e assumir uma maior participação nos negócios.

Em meio às tensões, Jack Ma, o homem mais rico da China antes de desaparecer fez algumas criticas ao partido comunista. Em sua última aparição, ele maldisse o sistema regulatório do país asiático, entrando em rota de colisão direta com autoridades do país.

Jack Ma não é o primeiro bilionário chinês a sumir, ou se esconder, após apresentar divergências com o governo comunista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião