Balanços da semana

Itaúsa (ITSA4) marca data para aprovar incorporação de parcela da Iupar; veja os detalhes

O conselho da Itaúsa (ITSA4) decidiu convocar para o próximo dia 8 de dezembro a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para aprovar a incorporação da parcela cindida da Itaú Unibanco Participações (Iupar), sem aumento do capital social.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Controlada pela Itaúsa e pela companhia E. Johnston, a Iupar foi criada pela exercer o controle acionário do Itaú Unibanco (ITUB4) e não pode desenvolver qualquer outra atividade, tampouco participar de outra sociedade que não o banco.

Após a reorganização societária para segregar a linha de negócio no investimento detido na XP, com a formação da XPart e da incorporação dela pela XP, a Iupar passou a deter diretamente ações de emissão da XP.

Em vista disso, a administração da Itaú Unibanco Participações decidiu seguir com a cisão parcial da companhia, vertendo toda a sua participação acionária na XP para as acionistas, sem qualquer alteração no capital social dessas companhias.

Itaúsa aprova incorporação da XPart pela XP

A Itaúsa e a XP aprovaram a incorporação da XPart pelo grupo financeiro fundado por Guilherme Benchimol em outubro. Com a incorporação, a XPart será extinta.

Como efeito da incorporação, a Itaúsa passou a ser, direta e indiretamente, detentora de ações Classe A de emissão da XP equivalentes a 15,07% do capital social da companhia e 4,74% de seu capital votante.

O acordo definitivo da Itaúsa com a XP para fusão da XPart foi firmado em maio deste ano, quando o conselho da holding controladora do Itaú aprovou a assinatura de documentos que refletem os principais termos relacionados à incorporação da XPart pela XP Investimentos.

Cotação de ITSA4 hoje

A ação ordinária da Itaúsa (ITSA3) encerrou o pregão desta segunda-feira (8) em queda de 1,16%, a R$ 10,21, enquanto o papel preferencial da holing fechou em baixa de 0,20%, cotada a R$ 10,15. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), caiu 0,04%, a 104.781,13 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião